Olhar Digital > Pro > Brasil pode se tornar um polo global de data centers, mas há desafios

Relatório do BTG Pactual destaca que o Brasil conta com todos os atributos para se tornar um líder no setor, mas existem alguns obstáculos

Imagem: IR Stone/Shutterstock

O governo brasileiro tem buscado atrair investimentos estrangeiros para a construção de data centers. O objetivo é garantir a infraestrutura necessária para o avanço da inteligência artificial, colocando o nosso país como um dos mais importantes do setor.

De acordo com um levantamento do BTG Pactual, o Brasil conta com todos os atributos para se tornar um novo polo global da tecnologia. No entanto, existem alguns obstáculos que precisam ser superados para que esse potencial se torne uma realidade.

Brasil pode se tornar um paraíso dos data centers (Imagem: sweet_tomato/Shutterstock)

Regulação pode ser um problema

As vantagens brasileiras são a farta disponibilidade de água para sistemas de resfriamento e a ampla capacidade de geração de energia elétrica para sustentar o crescimento do mercado de IA. O relatório ainda indica que existem várias empresas brasileiras capazes de se beneficiar diretamente deste cenário. São citadas Eletrobras, Auren, Copel, Engie, Cemig, Equatorial, CPFL e Neoenergia.

No entanto, também há obstáculos a serem superados. O trabalho aponta que uma parcela significativa dessa energia tem sido desperdiçada, especialmente no Nordeste brasileiro, por restrições em fontes renováveis. O levantamento aponta que mais de 20% da geração está sendo desligada por excesso de oferta ou falta de sistemas de transmissão para o escoamento.

Capacidade energética é um dos diferenciais brasileiros (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O BTG recomenda, além de resolver essas restrições no setor elétrico, promover a isenção tributária para importar equipamentos de data centers em todo o território nacional. Outro ponto destacado é a regulação sobre uso e proteção de dados. “Se o processo de utilização de dados para treinar modelos for complicado ou oneroso, o país terá dificuldades em atrair esses investimentos. É fundamental que a regulação seja clara nesse ponto”, diz o estudo.

Por fim, o relatório faz ressalvas à MP 1.307, que estabelece critérios para empresas de data centers usufruírem de incentivos fiscais no Brasil. O documento afirma que exigir que os data centers a serem instalados comprem energia de nova capacidade, quando o país atualmente dispõe de energia barata, não parece ser o caminho ideal. As informações são da CNN.

Leia mais

Infraestrutura digital é fundamental para aproveitar boom da IA (Imagem: Caureem/Shutterstock)

Elementos essenciais para os data centers, segundo o estudo

  • Energia de baixo custo, estável e disponível;
  • Conexão de rede confiável;
  • Acesso a sistemas de refrigeração e água;
  • Estabilidade geográfica com baixo risco de desastres naturais;
  • Infraestrutura e logística sólida;
  • Terrenos adequados e acessíveis;
  • Força de trabalho qualificada;
  • Segurança física e cibernética;
  • Ambiente regulatório favorável.

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.