Voo mais recente levou 24 satélites V2 Mini para órbita baixa da Terra, elevando o total de equipamentos do tipo para 8.400
Tudo sobre Elon Musk
A SpaceX se prepara para novos lançamentos nesta semana após atingir mais uma marca histórica ao completar a 300ª missão da Starlink, empresa de Elon Musk que oferece serviços de internet via satélite. Os próximos voos estão programados para quarta (17) e quinta-feira (19).
No sábado (13), o foguete SpaceX Falcon 9 decolou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, às 10h55 (horário local), marcando também o 42º lançamento da companhia espacial no estado este ano. Após oito minutos da decolagem, o propulsor pousou no drone Of Course I Still Love You, posicionado no Oceano Pacífico.
A missão levou 24 satélites V2 Mini para órbita baixa da Terra, elevando o total de equipamentos do tipo para 8.400, de acordo com a reportagem. A grande maioria deles opera a uma altitude abaixo de 600 quilômetros, o que elimina riscos de colisões com detritos espaciais.

Dias agitados
A agenda da SpaceX foi movimentada também no domingo (14) com o lançamento da missão NG-23 da Northrop Grumman para a Estação Espacial Internacional a partir do Complexo Espacial 40 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
Este foi o quarto voo do propulsor de primeiro estágio em apoio a esta missão, que anteriormente lançou o Ax-4, o Crew-11 e uma missão Starlink. Após a separação dos estágios, o Falcon 9 pousou na Zona de Pouso 2 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.
Esse foi o primeiro voo da Cygnus XL, a versão maior e com maior capacidade de carga da nave espacial movida a energia solar da Northrop Grumman. Com mais de cinco toneladas de suprimentos, a nave transportou materiais para produzir cristais semicondutores no espaço e equipamentos para desenvolver tanques de combustível criogênicos, segundo a NASA.
Leia Mais:
- SpaceX fecha acordo de R$ 92 bi para expandir Starlink
- Amazon consegue primeira vitória sobre a Starlink
- SpaceX planeja produzir combustível próprio para Starships
E vem mais por aí…
No início do mês, a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos concluiu a revisão ambiental do pedido da SpaceX para dobrar o número de lançamentos do Falcon 9 a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Em breve, poderemos ver a ampliação do número de voos de 50 para até 120 por ano.
A empresa ainda depende da atualização de licença emitida pela FAA e aprovação do Departamento da Força Aérea para as mudanças, já que a plataforma de lançamento fica em propriedade da Força Espacial, como explicou o Olhar Digital.
Colaboração para o Olhar Digital
Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.