Uma megaoperação coordenada entre a Polícia Federal e a Receita Federal foi deflagrada nesta segunda-feira (15), com ações simultâneas em oito cidades de seis estados brasileiros. Intitulada Operação Inceptio, a ação teve como alvo uma organização criminosa de atuação interestadual, suspeita de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em larga escala.

Os criminosos utilizavam empresas de fachada, contas bancárias em nome de terceiros e até criptomoedas para disfarçar o fluxo financeiro gerado pelas atividades ilícitas: Foto/ PF
O foco da ofensiva foi desmantelar a estrutura logística e financeira do grupo, que operava enviando drogas do Acre para diferentes regiões do país, especialmente os estados do Nordeste e Sudeste. Segundo as investigações, os criminosos utilizavam empresas de fachada, contas bancárias em nome de terceiros e até criptomoedas para disfarçar o fluxo financeiro gerado pelas atividades ilícitas.
Mandados e medidas judiciais
Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão nas cidades de:
Rio Branco (AC)
Porto Velho (RO)
Ubá (MG)
Camaçari, Ilhéus e Salvador (BA)
Cabedelo (PB)
São Paulo (SP)
Todas as ordens foram emitidas pela Vara Estadual do Juízo das Garantias de Rio Branco (AC), que conduz as investigações.
Bloqueios e sequestros de bens
A Justiça também determinou o bloqueio de valores que ultrapassam R$ 130 milhões, além do sequestro de bens estimados em R$ 10 milhões. Um estabelecimento comercial ligado à quadrilha teve as atividades suspensas por determinação judicial, como parte das medidas de asfixia econômica do grupo.
Crimes investigados
De acordo com a Polícia Federal, os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de:
Tráfico de drogas
Lavagem de dinheiro
Organização criminosa
A operação representa mais um avanço no combate a esquemas de narcotráfico estruturado, que se utilizam de métodos sofisticados para ocultar capitais ilícitos e expandir suas redes pelo território nacional.