Como melhorar seu texto no ChatGPT: guia prático do básico ao avançado

Logo do ChatGPT

Tudo sobre ChatGPT

Inteligência artificial

Tudo sobre Inteligência Artificial

Se os textos gerados por IA soam “genéricos” e sem sal, você não está sozinho. A boa notícia: dá para ensinar o ChatGPT a escrever com o seu jeito: ritmo, escolhas de palavras, tom e até uso de analogias.

Neste guia, mostramos como configurar e treinar o modelo para captar sua voz do básico ao avançado. O ganho é imediato: mais consistência (para meus amigos empreendedores), menos retrabalho e uma comunicação que parece ter sido escrita por você, mas com a rapidez da IA.

Não recomendo pular nenhuma dica, porque elas são complementares e você pode usar todas ao mesmo tempo. Mas, não é uma receita de bolo – algumas dicas podem funcionar melhor no seu caso. Agora, se você quer economizar tempo, pegue um atalho: leia os subtítulos abaixo e vá direto no que você não sabe, combinado?

Quanto mais você usa, mais ele aprende

Os modelos de linguagem, como o ChatGPT, são capazes de armazenar memórias conforme você os usa. Assim, a primeira dica de todas é usar o chatbot logado para que o seu histórico de conversas seja fonte de conhecimento para personalizar sua experiência.

Como consequência da dica anterior, você pode (e deve) dar feedbacks do que você gostou ou não. Com o tempo, sua crítica faz o modelo parecer mais com você ou sua marca. O meu chatbot é super bem-humorado, e isso ele aprendeu “sozinho”.

Personalize seu chatbot

A segunda dica é personalizar a ferramenta de acordo com seu gosto pessoal. Os ajustes feitos aqui alteram o comportamento do ChatGPT em todas as conversas. Se você começa toda conversa com “Haja como um especialista em rede social”, você pode inserir essa informação na personalização do ChatGPT – vai economizar tempo.

Como personalizar o ChatGPT:

  1. Toque em cima do seu usuário.
  2. Selecione “Personalizar ChatGPT”.
  3. Por fim, coloque todas as informações que você achar relevante. No campo “Que características o ChatGPT deve ter?”, você pode escrever, por exemplo, “Use um tom formal e profissional”.
Como personalizar ChatGPT
Imagem: Layse Ventura / Olhar Digital

Gerencie e limpe a memória

O ChatGPT sempre aprende com você, mas algumas coisas ele guarda num cantinho especial chamado “Memória”. Você pode ativar esse recurso em uma conversa quando dá um comando direto (“Quando me indicar uma receita, lembre que sou vegetariano”) ou quando o próprio modelo de linguagem identifica uma informação relevante (como um ativo financeiro que você está interessado).

Com o tempo, algumas memórias podem não fazer mais sentido: você não estuda mais francês, mudou-se de cidade, finalizou um projeto etc. Ou seja, você precisa limpar essas memórias para dar lugar para novos conhecimentos que a IA vai salvar sobre você. Assim, ele vai ficar mais alinhado com sua realidade atual.

Como gerenciar e limpar as memórias salvas no ChatGPT

  1. Toque no seu usuário.
  2. Selecione “Configurações”.
  3. Clique em “Personalização”.
  4. Selecione “Gerenciar” no campo “Gerenciar memórias” e clique no símbolo de lixeira ao lado de cada memória que quiser apagar.
Como gerenciar memórias no ChatGPT
Imagem: Layse Ventura / Olhar Digital

Algumas coisas importantes que você precisa saber sobre “Memória”:

  • O chat temporário não salva dados para suas memórias.
  • Você pode ligar ou desligar para a IA usar suas lembranças como referências em chats – assim, como no histórico de conversa.
  • Deletar um chat não deleta uma memória.
  • Quando você deleta uma memória, a IA deixa de usar esse assunto em novas conversas. No entanto, essa informação continua registrada nos chats antigos. Portanto, para apagar completamente uma memória, é preciso excluir tanto a memória quanto o chat em que ela foi criada.

Crie um clone fiel

Para usuários avançados, os chamados “heavy users”, as configurações sugeridas até aqui podem não ser o suficiente. Por isso, existe como criar um clone fiel de você mesmo. Para isso, vamos alimentar o ChatGPT com amostras reais da sua escrita para ele aprender o seu estilo.

Você não precisa ser um especialista em literatura para (re)conhecer sua voz. Afinal, pode ser difícil encontrar palavras para se descrever, não é mesmo? Com este passo a passo, você vai fornecer exemplos e o modelo de linguagem vai identificar padrões de tom, vocabulário, estrutura de frases e cadência.

Como criar um clone com o ChatGPT
Imagem: Layse Ventura via ChatGPT / Olhar Digital.

Como criar um guia de estilo com ChatGPT

  1. Escolha até 5 textos que você acredite que representem bem a sua voz. Se possível, selecione o material da mesma categoria que você deseja produzir: post de blog, e-mail, discurso, publicação em rede social etc.
  2. Peça ao ChatGPT para extrair o estilo do texto. Exemplo de prompt: “Estude o tom, escolhas de palavras, estrutura de frases, ritmo, forma de explicar e outros elementos para capturar a voz do autor. Extraia e descreva o estilo do texto abaixo: [cole sua amostra]”. Se preferir, ao invés de colar em texto, você pode anexar o material na conversa.
  3. Repita o comando com todos os arquivos que você selecionou no passo 1. Por fim, unifique o aprendizado: “Una os estilos extraídos e descreva um guia único que represente minha voz”.
  4. Pronto! Agora, você tem um clone fiel. Use este guia para criar conteúdos. Por exemplo: “Aplique o guia de estilo acima para escrever um artigo sobre: [tema]. Mantenha perspectiva e atitudes do autor”.

Dica prática: para imitar não só o “como escrever”, mas também a estrutura de um texto específico, use apenas uma amostra forte e peça que o modelo preserve o esquema de seções, ritmo e transições.

Elabore um guia de estilo pessoal

Para usuários ainda mais avançados, talvez seja preciso elaborar um guia de estilo pessoal com bastantes detalhes. Esse nível de especificidade facilita usar sua identidade em diferentes tarefas – e não apenas no mesmo tipo de texto, como ensinamos acima.

A ideia aqui é montar um tipo de dicionário, uma referência que dê ao ChatGPT uma direção clara; quase como uma receita, mostrando passo a passo o que ele deve seguir. Veja como fazer isso!

Mulher em um escritório escrevendo em caderno na frente do notebook em uma mesa
Imagem: Antonio Guillem / Shutterstock

Como criar seu guia de estilo pessoal com ChatGPT

  1. Use o prompt: “Crie um guia de estilo pessoal (GEP), a partir das amostras a seguir. Use pares chave => valor, incluindo tom, escolha de palavras, estrutura de frases, ritmo, nível de formalidade, uso de analogias, humor, ponto de vista (1ª ou 3ª pessoa), grau de didatismo, chamadas ao leitor, preferência por dados/experiências, transições e conclusão. Responda apenas com o GEP. [cole ou anexe as amostras]”.
  2. Use o GEP como prompt-base antes de qualquer solicitação de escrita e finalize com “Siga o GEP acima para produzir [tipo de conteúdo] sobre [tema]”.
  3. O GEP é uma base, mas você pode (e deve) pedir alterações, como: “reduza jargões”, “não use gírias”, “remova os adjetivos” etc. Essas modificações podem ser incorporadas ao GEP original, tornando ele cada vez mais preciso.

Dica prática: as chaves usadas no prompt podem ser modificadas de acordo com seu gosto ou necessidade. Aqui, usamos tom, escolha de palavras, estrutura de frases, ritmo, analogias, formalidade, humor, ponto de vista, didatismo e chamadas ao leitor.

Outras informações que você pode inserir são:

  • Formato preferido de conteúdo: listas, blocos curtos, pirâmide invertida etc.
  • Extensão média: número de palavras, parágrafos ou linhas por trecho.
  • Recursos visuais ou estruturais: uso de subtítulos, bullets, negrito e citações.
  • Nível de profundidade: superficial para leigos x aprofundado para especialistas.
  • Referências de estilo: “mais próximo do estilo X” (ex.: jornalístico, acadêmico, blog pessoal etc).
  • Público-alvo esperado: ajuda a calibrar tom e exemplos.

Com essas 5 dicas, você não apenas vai melhorar a qualidade dos textos escritos no ChatGPT, mas vai manter uma consistência entre eles. Além disso, você vai parar de reescrever parágrafo por parágrafo e vai conseguir produzir de forma mais rápida.