Juruá Informativo

Asteroide do tamanho de um Fiat Uno sobrevoa a Terra antes de passar “de raspão” pela Lua

Asteroide do tamanho de um Fiat Uno sobrevoa a Terra antes de passar “de raspão” pela Lua

Um asteroide com cerca de quatro metros de diâmetro (o tamanho de um carro popular) está voando relativamente próximo da Terra nesta segunda-feira (15). Estima-se que, no início da manhã de terça (16), a rocha espacial vá passar “de raspão” pela Lua.

Denominado 2025 RJ2, o objeto foi avistado pela primeira vez em 2 de setembro pelo telescópio Pan-STARRS1, no Havaí, e não representa perigo à Terra nem ao nosso satélite natural – mesmo se atingisse qualquer um dos dois. 

Tomorrow, newly-discovered #asteroid 2025 RJ2 will miss the Moon by 13000 km. Shortly before close approach, it will pass through the Moon’s shadow. pic.twitter.com/r6cD4xzdcd

— Tony Dunn (@tony873004) September 15, 2025

Diariamente, vários corpos celestes tão pequenos quanto este até entram na atmosfera terrestre, muitas vezes se desintegrando antes de chegar ao solo ou produzindo leves rastros luminosos conhecidos como meteoros (popularmente chamados de “estrelas cadentes”).

A distância mais curta que essa “pedrinha” chegou do planeta foi pouco mais de 300 mil km, às 17h (pelo horário de Brasília). Isso pode parecer muito, mas, em proporções astronômicas, é o suficiente para ser considerado um NEO, sigla em inglês para “objeto próximo da Terra”. Já o voo pela Lua será quase “rasante”: por volta das 5h da manhã, o asteroide vai passar a apenas 13 mil km dela. 

O pequeno asteroide 2025 RJ2 passou perto da Terra nesta segunda-feira (15) e vai chegar ainda mais perto da Lua na terça (16). Crédito: NASA

Para ter uma ideia, a menor separação entre a Terra e a Lua é de cerca de 384 mil quilômetros. Isso quer dizer que o asteroide passou a cerca de 79% disso em relação ao planeta e, quando cruzar o caminho da Lua, estará a menos de 3,5% dessa distância, praticamente “raspando” o satélite.

According to our calculations, the small asteroid 2025 RJ2 will pass about 11.300 km from the lunar surface on 16 September, around 8.6 UT. Here, this object photographed by the Osservatorio Sormano on 14 September at 21h08m25s UT (E. Colzani) pic.twitter.com/8R1aSFpwbg

— PS (@Piero_Sicoli) September 15, 2025

Terra está livre de grandes impactos pelos próximos 100 anos

De acordo com as definições da NASA, todo corpo celeste que passe a menos de 7,5 milhões de km do nosso planeta é classificado como NEO, que é o caso desse asteroide. Se ele tivesse mais de 140 metros, entraria também na categoria de “potencialmente perigoso”. 

Embora o nome assuste, não indica ameaça imediata. Esses objetos apenas entram em uma lista de monitoramento mais cuidadosa, com cálculos detalhados de suas trajetórias. A NASA já calculou a trajetória de todos os asteroides potencialmente perigosos conhecidos e garante que nenhum deles apresenta risco de colisão com a Terra nos próximos 100 anos

Leia mais:

Em dezembro de 2024, foi descoberta uma rocha espacial chamada 2024 YR4. No início deste ano, ela chamou atenção porque tinha chances consideráveis de colidir com a Terra em 2032. 

Com o tempo, essa probabilidade cresceu, depois diminuiu – até ser praticamente descartada. Agora, o foco mudou: as novas previsões sobre o asteroide indicam que as chances de atingir a Lua aumentaram levemente, o que reacendeu o interesse dos cientistas. Saiba mais aqui.

Sair da versão mobile