Muito além da cabeça pesada e o cansaço, a ressaca também pode vir com uma sensação de mal-estar psicológico. O termo é conhecido como hangxiety, que traduzido do inglês é a junção das palavras ressaca e ansiedade. Confira!
Esse estado é resultado do desequilíbrio químico que acontece no cérebro após a ingestão de bebidas alcoólicas. Mas o que é exatamente essa sensação? Quais são os sintomas que definem se uma pessoa está passando por uma hangxiety? Confira a seguir.
O que a hangxiety e quais os sintomas?
Geralmente, quase ninguém acorda animado após uma noite de bebedeira, ainda mais se pela manhã bater aquela ressaca. Porém, além dos sinais comuns de uma ressaca como dor de cabeça, cansaço, sede intensa e náuseas, algumas pessoas desenvolvem ansiedade. Essa sensação é chamada de “hangxiety“.
Leia mais:
- Existe bebida alcoólica que dê menos ressaca?
- Ressaca nas festas? Entenda porque você passa mal e seus colegas não
- Ressaca? Exercícios podem ajudar a aliviar os sintomas; veja quais
Aspectos fisiológicos
No aspecto fisiológico isso acontece, pois enquanto o corpo se restabelece após uma noite de consumo de álcool, a ressaca gera uma condição de estresse no organismo. Geralmente, esse estresse se manifesta quando o corpo enfrenta alguma pressão, como em casos de doenças ou lesões.

Dessa forma, a ressaca atua de uma maneira semelhante, provocando não apenas mudanças em nosso sistema imunológico, mas também elevando os níveis de cortisol (conhecido como “hormônio do estresse”), além de aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca – alterações que também são observadas em situações de ansiedade.
Um dos sintomas de Hangxiety vem seguido por pensamentos de preocupação. Algumas pessoas ficam ansiosas pelo simples fato de não lembrarem das suas atitudes na noite anterior. Então, são tomadas por sentimentos de medo e vergonha, ficando em um ciclo de ruminação sem fim.
Existe uma tradução para a palavra “hangxiety”?
Não existe uma tradução precisa de “hangxiety” em português, mas a palavra é formada pela junção de “hangover” (ressaca) e “anxiety” (ansiedade). Portanto, pode ser entendida como “ansiedade após a ressaca” ou “ansiedade de ressaca”.
Qual a diferença de ansiedade para o termo hangxiety?
A ansiedade é uma sensação de preocupação ou medo que pode ser persistente e impactar o dia a dia. Por outro lado, a “hangxiety” se refere à ansiedade que surge após o consumo de álcool, frequentemente provocada pelos efeitos físicos da ressaca, como dores de cabeça, desidratação e mal-estar, que podem intensificar a ansiedade que a pessoa já sente.
Uma pesquisa realizada na Holanda mostrou que aproximadamente 12% da população enfrenta a ansiedade pós-bebida. Isso acontece em função do efeito depressor que o álcool tem em relação ao nosso cérebro. Uma vez que a bebida entra em nosso corpo, ela altera o comportamento de determinados mensageiros químicos.
Deste modo, há um aumento do ácido gama-aminobutírico (GABA), o neurotransmissor capaz de deixar as pessoas mais relaxadas e desinibidas. É por essa razão, que você se sente mais à vontade em um ambiente quando bebe.
A ansiedade vem no dia seguinte, pois você ficou tão relaxado, que seu glutamato, aminoácido associado à memória, foi bloqueado durante a bebedeira. Então, suas lembranças são apenas flashs pela manhã.

Os genes também afetam a forma como o corpo metaboliza o álcool, e, por isso, algumas pessoas podem sentir sintomas mais intensos na ressaca, bem como ter ainda mais ansiedade. Em outras palavras, dependendo dos genes do indivíduo, a hangxiety pode ser ainda maior.
Como amenizar os efeitos da ansiedade na ressaca?
Em primeiro lugar, tente amenizar os sintomas da própria ressaca física. Acima de tudo, mantenha a hidratação em dia, descanse (se puder), e na sequência cuide do seu bem-estar mental.
Uma boa dica é conversar com amigos e familiares sobre a noite anterior, os relatos de outras pessoas que também beberam podem te ajudar a amenizar suas preocupações, e você ainda vai dar boas risadas. Além disso, faça coisas que te deixem bem, como meditar ou fazer uma sessão de terapia.