Olhar Digital > Pro > OpenAI e Nvidia juntas para investimento bilionário em data centers

As empresas devem firmar uma parceria com a Nscale para colocar o plano em prática, ampliando as capacidades de IA do continente

(Imagem: quantic69/iStock)

Tudo sobre OpenAI

Sam Altman, da OpenAI, e Jensen Huang, da Nvidia, visitarão o Reino Unido na próxima semana. Eles compõe uma delegação de executivos que estará no país ao mesmo tempo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

De acordo com informações do portal Bloomberg, as empresas citadas devem anunciar investimentos bilionários para a construção de novos data centers em território britânico. Para isso, elas devem firmar uma parceria com a Nscale Global Holdings Ltd.

Reino Unido/Grã-Bretanha IA
Capacidades de IA britânicas devem ser ampliadas (Imagem: shutterstock/Pixels Hunter)

Nscale já atua no setor

  • Com sede em Londres, a Nscale foi fundada em 2024 com a promessa de investir na indústria de data centers do Reio Unido.
  • A empresa se comprometeu a destinar US$ 2,5 bilhões para o setor ao longo de três anos.
  • Já em abril deste ano, a companhia anunciou que pretendia levantar uma quantia de US$ 2,7 bilhões para construir infraestrutura de IA com base em uma parceria com a chinesa ByteDance.
  • Por conta disso, a parceria com OpenAI e Nvidia se torna ainda mais fundamental para o Ocidente, uma vez que reduziria a dependência da China.

Leia mais

Nvidia quer ampliar seus negócios na Europa (Imagem: Chung-Hao Lee/Shutterstock)

Europa quer ter mais autonomia no setor de IA

Líderes políticos e empresariais europeus têm pedido mais investimentos em IA. Eles questionam a dependência de outros países e citam preocupações com a falta de autonomia tecnológica no continente.

Em janeiro, por exemplo, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou um plano para turbinar a inteligência artificial com investimentos em data centers e chips. Ele também pediu a criação de “zonas de crescimento de IA”, onde os data centers podem obter aprovação de planejamento acelerada e acesso à rede elétrica.

Dona do ChatGPT também está interessada no mercado europeu (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Ao mesmo tempo, a OpenAI está procurando ampliar suas operações comerciais na Europa, onde enfrenta regulamentações muito mais rígidas. Em maio, a dona do ChatGPT anunciou o OpenAI for Countries, um plano para expandir seu projeto de data center Stargate no exterior.

Ainda segundo a reportagem, representantes da Nvidia e da OpenAI foram procurados, mas preferiram não comentar sobre o assunto. Também não houve nenhuma manifestação oficial da Casa Branca sobre os possíveis acordos.

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.