Europa puxa a alta, China desacelera e EUA avançam lentamente em meio a mudanças políticas que afetam o setor

Imagem: David Buzzard/Shutterstock

As vendas globais de veículos elétricos (EVs), considerando 100% elétricos e híbridos plug-in, somaram 12,5 milhões de unidades entre janeiro e agosto de 2025, um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2024, segundo a consultoria Rho Motion.

carro elétrico
Europa mostra o maior avanço, enquanto fabricantes enfrentam desafios na França, nos EUA e na China – Imagem: IM Imagery/Shutterstock

Europa puxa o crescimento global

  • O continente europeu registrou alta de 31% nas vendas de EVs neste ano, chegando a 2,6 milhões de unidades plug-in.
  • Alguns países se destacaram: Alemanha (+45%), Itália (+41%) e Espanha (+100%).
  • A França destoou, com queda de 6%, apesar de novos modelos da Renault e da Stellantis.
  • A Tesla também teve desempenho fraco na região, com queda de 40% nas vendas em julho.

Leia Mais:

Imagem ilustrativa para recarga de carros elétricos
China continua uma gigante dos elétricos, mas crescimento perde fôlego – Imagem: Guteksk7/Shutterstock

China desacelera, EUA avançam lentamente

A China continua como o maior mercado, com 7,6 milhões de novos EVs vendidos até agosto. Porém, o crescimento perdeu ritmo nos últimos dois meses, após um forte 2024 impulsionado por incentivos estatais. A BYD revisou para baixo sua meta de vendas em 900 mil veículos para 2025.

Na América do Norte, o crescimento foi tímido – 6% no acumulado do ano. Nos EUA, agosto foi o melhor mês do ano, com consumidores antecipando compras para aproveitar o crédito tributário 30D, que expira no fim de setembro.

Políticas recentes do governo Trump, como o corte de subsídios e a suspensão de multas da EPA, também limitam a expansão do setor.

carro elétrico sendo carregado em eletroposto
Crédito tributário prestes a expirar impulsiona vendas em agosto, mas políticas de Trump limitam crescimento (Imagem: Ernest Ojeh/Unsplash)

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura no LinkedIn

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.