Bruno Vinícius Troiani Teixeira, garoto acreano de 11 anos que enfrenta epilepsia severa com convulsões diárias, passará por um procedimento de marcapasso cerebral (DBS) nesta sexta-feira (12) no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). A intervenção tem como objetivo controlar as crises e proporcionar melhor qualidade de vida, após diversas tentativas de tratamento que não obtiveram sucesso.

Dois eletrodos serão implantados no núcleo do tálamo de Bruno: Foto/ Reprodução
A cirurgia, de alto custo — estimada em mais de R$ 400 mil —, contará com uma equipe de 12 profissionais, incluindo cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos. Dois eletrodos serão implantados no núcleo do tálamo de Bruno e deverão ser ativados um dia após o procedimento. A previsão é que o garoto permaneça internado por três dias, retornando ao Acre no dia 24 de setembro.
A família enfrentou dificuldades financeiras e teve três negativas de cobertura pelo plano de saúde, mesmo com laudos médicos apontando risco de vida. O caso ganhou repercussão nacional e recebeu apoio do cantor Gusttavo Lima, que assumiu os custos da cirurgia. Embora não possa estar presente em Porto Alegre, o artista manterá contato com os pais de Bruno por vídeo.
Bruno mora em Cruzeiro do Sul com os pais, Marcus e Lidiani, e um irmão. Ele apresenta uma mutação rara no gene KCNQ5, associada ao espectro autista severo. Especialistas consideraram o DBS a melhor alternativa para estimular o sistema nervoso e reduzir as crises do garoto.