O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE/AC) se pronunciou nesta quarta-feira (10) a respeito de um vídeo que circulou nas redes sociais, mostrando adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa durante atividades na Unidade de Internação Acre (Aquiry). Segundo o instituto, o material foi produzido pelo instrutor do curso de barbearia oferecido na unidade.

Segundo o instituto, o material foi produzido pelo instrutor do curso de barbearia oferecido na unidade: Foto/ Reprodução
O ISE/AC destacou que a gravação e a divulgação de imagens dos reeducandos sem autorização legal é proibida, violando protocolos de segurança e os direitos de preservação da identidade previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como nas normas internas do instituto.
De acordo com um levantamento preliminar, o conteúdo teria sido registrado pelo instrutor responsável pelo curso. Diante da situação, foi aberta uma sindicância interna para investigar o caso, identificar os responsáveis e adotar todas as medidas administrativas e legais cabíveis.
O instituto reforçou seu compromisso com a legalidade, a ética institucional e a proteção dos direitos dos adolescentes, assegurando que qualquer ação que viole esses princípios será rigorosamente apurada e os responsáveis devidamente responsabilizados.
Nota completa do ISE/AC:
O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE/AC) informa que tomou conhecimento da veiculação de um vídeo, divulgado por meio de uma transmissão ao vivo em rede social, no qual aparecem adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa durante atividade realizada na Unidade de Internação Acre.
A prática de gravação e divulgação de imagens dos reeducandos, sem a devida autorização legal, é expressamente proibida e fere os protocolos de segurança e proteção da identidade dos socioeducandos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nas normas internas do Instituto.
Segundo levantamento preliminar, o conteúdo da live teria sido produzido pelo próprio instrutor do curso de barbearia ministrado na unidade. Diante da gravidade da situação, foi instaurada imediatamente uma sindicância para apurar os fatos, identificar os responsáveis e adotar todas as medidas administrativas e legais cabíveis.
O ISE/AC reforça seu compromisso com a legalidade, a ética institucional e a preservação dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, reiterando que qualquer conduta que viole tais princípios será rigorosamente apurada e responsabilizada.
Rio Branco – AC, 10 de setembro de 2025
Coronel Mário César Souza de Freitas
Presidente do Instituto Socioeducativo do Acre – ISE/AC