Juruá Informativo

ChatGPT pode estar deixando você menos inteligente?

ChatGPT pode estar deixando você menos inteligente?

Tudo sobre ChatGPT

Tudo sobre Inteligência Artificial

O ChatGPT, e outros sistemas de IA generativa, já fazem parte do cotidiano das pessoas e, quando bem utilizado, melhora sensivelmente a produtividade do usuário. Por outro lado, será que ele também está te deixando um pouco mais burro?

Essa questão foi levantada pelo The Wall Street Journal, destacando que, antes da popularização da IA, nós tirávamos de letra as tarefas mais analíticas que surgem no dia a dia de trabalho, conseguíamos analisar problemas com maior facilidade, organizar pensamentos e até concatenar ideias com tranquilidade.

pessoa com o celular na mão utilizando chatgpt
O uso de sistemas de IA generativa pode nos deixar mais preguiçosos para lidarmos com processos do dia a dia. Crédito: frimufilms/Freepik)

Mas por que fazer essas coisas parece ter ficado tão difícil?

A resposta, segundo a matéria, está na nossa maior dependência tecnológica. Como a IA generativa torna as tarefas citadas acima mais simples e rápidas, ela também remodela a “forma como trabalhamos, aprendemos e pensamos”, explica o jornal. Ou seja, a tecnologia nos deixa mais preguiçosos para lidar com processos que até pouco tempo atrás fazíamos sem pensar.

Para Darja Djordjevic, psiquiatra do Harlem Hospital e da Universidade de Columbia, “a máquina está sempre disponível, infinitamente entusiasmada e aparentemente competente em todos os domínios”, explica ela ao WSJ. Isso contribuiu para evitar o “desconforto de começar do zero, oferecendo recompensas em segundos”.

Disponibilidade e respostas rápidas fazem com que a IA seja cada vez mais utilizada para tarefas que, anteriormente, faríamos naturalmente. Crédito: tadamichi/Shutterstock

E como nosso cérebro busca incessantemente formas de superar dificuldades, optar por atalhos como o fornecido pela IA generativa é um caminho natural. No entanto, alerta a matéria, “as tecnologias anteriores afetavam habilidades discretas, as ferramentas de IA generativa aumentam os riscos”. Por serem autônomas, entregamos nossas necessidades a elas e esquecemos.

Saiba o que você pode fazer para manter seu cérebro em ordem

Ao “desligarmos nosso cérebro” e entregarmos tarefas comuns para o ChatGPT, estamos contribuindo para a “atrofia cognitiva a longo prazo” de uma maneira muito mais significativa que antes. Mas é possível frear essa dependência. O WSJ dá algumas dicas para, pelo menos, mantermos nossas capacidades cognitivas em segurança.

Nosso cérebro busca incessantemente formas de superar dificuldades, optar por atalhos como o fornecido pela IA generativa é um caminho natural. Crédito: issaro prakalung/Shutterstock

Lembre-se: a IA generativa é uma parceira importante para nossa produtividade, mas seu uso indiscriminado pode trazer mais problemas do que soluções.

Sair da versão mobile