A Prefeitura de Rio Branco oficializou, nesta quarta-feira (3), a convocação de 94 profissionais aprovados no Concurso Público nº 001/2024. A chamada reforça tanto o quadro permanente quanto o cadastro de reserva da rede municipal de saúde. Desse total, 86 são da ampla concorrência e 8 se autodeclararam pessoas com deficiência.

O prefeito Tião Bocalom ressaltou que a substituição de contratos temporários por servidores efetivos é um ganho para a população: Foto/ Reprodução
Entre os cargos contemplados estão auxiliares de farmácia e saúde bucal, cirurgiões-dentistas, enfermeiros (obstetras e estomaterapeutas), farmacêuticos, médicos em diversas especialidades, psicólogos especializados em neuropsicologia, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais.
De acordo com a gestão municipal, a medida busca ampliar a cobertura assistencial, fortalecer a atenção básica e especializada, reduzir a sobrecarga nas unidades e garantir serviços mais ágeis e humanizados.
O prefeito Tião Bocalom ressaltou que a substituição de contratos temporários por servidores efetivos é um ganho para a população.
“Tudo isso mostra que quando a gente quer fazer gestão para realmente atender a população, a gente faz. Apesar das críticas, estamos conduzindo a saúde de Rio Branco com seriedade. Esses 94 novos convocados se somam a outros quase 300 profissionais contratados este ano e a uma quantidade significativa no ano passado. É um reforço importante porque doença não tem hora para chegar e a população precisa ter atendimento garantido”, destacou.
Ele ainda reforçou os benefícios da estabilidade dos concursados: “Quando temos funcionários efetivos, a saúde ganha tranquilidade e continuidade. Além disso, esse reforço na atenção básica ajuda a evitar a sobrecarga dos hospitais, já que muitas doenças, quando detectadas cedo, podem ser tratadas sem necessidade de internações ou procedimentos mais complexos”.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, lembrou que o concurso prevê novas etapas de chamamento. “Só da saúde, na convocação anterior, foram mais de 200 profissionais. Agora, com mais 94, chegamos a aproximadamente 300 este ano. Essa convocação faz parte da consolidação da etapa final do concurso e, certamente, no futuro virão outras, de acordo com as possibilidades econômicas e financeiras da prefeitura”, explicou.
Ele destacou ainda a prioridade da gestão em valorizar os servidores efetivos. “Esse cuidado do prefeito em administrar o recurso público permite que, mesmo em um cenário de dificuldades em todo o país, Rio Branco consiga realizar convocações. É uma forma de honrar o sonho dos aprovados e, ao mesmo tempo, fortalecer a rede municipal com mais profissionais atuando em nossas unidades”.
Segundo o secretário, o impacto imediato já é significativo. “Desses 94 profissionais, 15 são médicos — entre clínicos gerais, especialistas da saúde da comunidade e duas ginecologistas — que vão fortalecer o atendimento nas unidades de saúde da família e ampliar os serviços do Ambulatório Materno Infantil no Barral e Barral. Além disso, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais vêm para reforçar nossa rede e garantir que possamos prestar cada vez mais um serviço de qualidade”.
Ele informou que o decreto de convocação será publicado até amanhã, e os convocados terão 30 dias para apresentar a documentação. “Essa é a etapa da posse. Se tudo ocorrer dentro do prazo, em 30 dias faremos o ato oficial e imediatamente eles estarão atuando nas unidades. Será um grande momento para celebrar a entrada desses profissionais”, concluiu.
Distribuição das convocações
Ampla concorrência (86):
Auxiliar de saúde bucal: 10
Auxiliar de farmácia (40h): 22
Cirurgião-dentista: 1
Enfermeiro obstetra: 2
Enfermeiro estomaterapeuta: 2
Farmacêutico: 8
Médico clínico geral: 6
Médico – medicina da família: 6
Médico ginecologista: 2
Psicólogo (neuropsicologia): 2
Técnico em laboratório: 13
Técnico de enfermagem (30h): 8
Técnico de enfermagem (40h): 3
Terapeuta ocupacional: 1
Pessoas com deficiência (8):
Auxiliar de farmácia (40h): 3
Auxiliar de saúde bucal: 1
Enfermeiro (40h): 1
Médico clínico geral: 1
Técnico de enfermagem (30h): 1
Técnico em laboratório: 1
Total: 94 profissionais convocados