Olhar Digital > Pro > Microsoft fecha acordo bilionário com governo dos EUA para serviços de nuvem
Parceria bilionária vai permitir descontos em produtos da Microsoft ao governo dos EUA, gerando até US$ 6 bilhões em economias
A Microsoft anunciou que fechou um acordo com a Administração de Serviços Gerais dos EUA (GSA) para conceder até US$ 3,1 bilhões em economias anuais em serviços de nuvem para agências governamentais.
A medida faz parte da estratégia OneGov, criada no segundo mandato de Donald Trump para unificar compras e reduzir custos. Empresas como Adobe, Amazon, Google e Salesforce também já ofereceram descontos semelhantes.

Economia bilionária
- Os preços reduzidos da Microsoft estarão disponíveis até setembro de 2026 e podem gerar mais de US$ 6 bilhões em economias ao longo de três anos.
- O pacote inclui descontos no Office, no Azure, no Dynamics 365 e no sistema de segurança Sentinel.
- Além disso, está incluído um ano gratuito do assistente de IA Copilot para milhões de servidores públicos que usam o Microsoft 365 G5.
Leia mais
- Microsoft entra no clube dos US$ 4 trilhões com a força da IA
- Fim do home office! Microsoft deve obrigar volta ao escritório
- Microsoft prevê Windows com IA no lugar de mouse e teclado até 2030

Segundo Josh Gruenbaum, novo comissário do Serviço Federal de Aquisições da GSA, as agências podem migrar facilmente para os preços mais baixos. Ele destacou que a Microsoft já é uma das principais fornecedoras de software e ferramentas tanto para áreas civis quanto de defesa.
A GSA gerencia cerca de US$ 110 bilhões em aquisições comuns do governo, parte de um gasto federal anual de aproximadamente US$ 450 bilhões.
Desse montante, US$ 80 bilhões estão ligados a tecnologia da informação — setor em que a Microsoft busca consolidar posição e ampliar participação frente a concorrentes.
Gruenbaum afirmou ter discutido o acordo várias vezes com o CEO Satya Nadella, que vê na parceria não apenas uma chance de impulsionar a adoção da inteligência artificial no governo, mas também de conquistar mercado sobre rivais.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.