Juruá Informativo

Vagas de emprego que exigem IA quadruplicaram no Brasil

Vagas de emprego que exigem IA quadruplicaram no Brasil

Tudo sobre Inteligência Artificial

Um estudo realizado pela consultoria PwC revelou que o número de vagas de emprego que exigem conhecimento em inteligência artificial (IA) quadruplicou entre 2021 e 2024 no Brasil. Já o salário deste tipo de vaga aumentou duas vezes mais rápido do que as posições que não pedem domínio da tecnologia.

O levantamento também aponta um crescimento na produtividade nos setores expostos à IA, incluindo o agronegócio, atacado e varejo, e uma mudança no perfil dos funcionários.

Levantamento também mostrou aumento nos salários de vagas que exigem conhecimento em IA (Imagem: Stokkete/Shutterstock)

Aumentou o número de vagas de emprego que exigem IA

O Barômetro Global de Empregos em IA 2025 analisou quase um bilhão de anúncios de emprego nos seis continentes entre 2021 e 2024.

No Brasil especificamente, o número de vagas que exige conhecimento de IA cresceu de 19 mil, em 2021, para 73 mil em 2024 – quase quatro vezes mais. O salário dessas posições também cresceu duas vezes mais rápido do que as áreas que não exigem conhecimento da tecnologia.

Além disso, setores mais expostos à IA tiveram um crescimento três vezes maior na receita por funcionário do que aqueles menos expostos.

O relatório ainda mostra que a mudança é constante, já que vem acontecendo ao longo dos anos, e exige uma mudança no perfil dos profissionais. Segundo Victor Salles, especialista em Inteligência Artificial e tecnologia e sócio da Proteus Academy, o mercado de trabalho está caminhando para um cenário em que habilidades relacionadas à IA não serão mais apenas diferenciais, mas sim requisitos básicos.

Salles vai além: não basta apenas saber usar a IA superficialmente, mas sim aplicá-la no trabalho:

Mais do que saber ‘usar IA’, o profissional desse novo mercado precisa identificar problemas e aplicar as soluções corretas, entendendo claramente o que a tecnologia é capaz ou não de fazer. Esse letramento em inteligência artificial, que exige estudo e prática, será o motor para destravar o potencial produtivo, especialmente em funções de escritório e atividades intensivas em informação.

Victor Salles, especialista em Inteligência Artificial e tecnologia e sócio da Proteus Academy, ao Olhar Digital

A mudança no perfil do profissional também está mudando no que diz respeito à formação. Segundo o estudo, a demanda dos empregadores por diplomas formais está diminuindo para todos os empregos, mas especialmente rápido para empregos expostos à IA.

Especialistas destacam mudança no perfil dos funcionários (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A / Shutterstock.com)

IA já está ajudando na produtividade

O levantamento divide os empregos em duas categorias: “automatizados”, aqueles que o trabalho contém algumas tarefas que a IA pode realizar, ou “aumentados”, quando a IA pode ajudar um ser humano a fazer seu trabalho melhor.

O número de empregos cresceu em ambas as categorias, mas os aumentados cresceram mais rapidamente. Segundo Camila Cinquetti, sócia responsável pela consultoria de Workforce na PwC Brasil, isso indica que a IA está sendo usada não apenas para reduzir custos, mas também para aumentar a produtividade.

O agronegócio foi um dos destaques no levantamento. No Brasil, as vagas nesse setor tiveram uma alta de 600% em relação às vagas de emprego “aumentadas” e 400% nas vagas “automatizadas”. Os setores de atacado e varejo também registraram aumento: 300% nas vagas “automatizadas”, o que pode ser atribuído à ascensão do comércio eletrônico e dos sistemas de atendimento ao usuário com IA.

E-commerce é um dos setores que se beneficiou da IA “automatizada” (Imagem: iStock/Reprodução)

Leia mais:

Produtividade também aumentou

Sair da versão mobile