Juruá Informativo

“Só não fizemos mais que Plácido de Castro”, diz Lula ao exaltar obras no Acre

Durante sua passagem por Rio Branco nesta sexta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma cerimônia na sede da Cooperacre, onde dirigiu-se ao público com um discurso voltado ao desenvolvimento do Acre e à sua trajetória de apoio ao estado.

Em sua fala, Lula enfatizou o compromisso com a região ao longo de suas gestões. “Se juntar 10 presidentes aí duvido que algum deles tenha feito tudo o que já fiz pelo Acre. Não tem, podem pesquisar”, declarou, ao destacar o volume de ações implementadas em solo acreano.

Presidente cumpre agenda no Acre nesta sexta-feira/Foto: Giovanni Amaral/ContilNet

Em determinado momento, o presidente se dirigiu ao governador Gladson Cameli, que acompanhava o evento, e afirmou: “Governador, eu quero dizer aqui que quando eu vou a um estado não quero saber se o governador gosta de mim ou não, se é do meu partido ou não, se os políticos gostam de mim ou não. Tem sido assim até hoje”.

Lula também recordou sua presença constante no Acre ao longo dos anos, reforçando sua ligação histórica com a região. “Eu vim para o Acre muitas vezes para fazer muitas lutas, para lutar pelo meio ambiente, para estar com meus amigos”, relembrou.

Sem citar nomes diretamente, mas em clara crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula comparou os legados deixados no estado. “Eu duvido que no estado do Acre alguém possa me dizer uma obra que o governo Bolsonaro fez. Podem chegar em Brasília e perguntar para os políticos do Acre. Não tem. As pessoas não se preocuparam em governar para o povo brasileiro, mas para si mesmo”, pontuou.

O chefe do Executivo federal ainda mencionou sua atuação em parceria com gestores estaduais e municipais para direcionar obras estruturantes. “Quando eu assumi, sentei com os governadores dos Estados, pedi as obras que eles queriam que fossem executadas. Sentei com os prefeitos porque tudo acontece na cidade. Não existe país rico com cidades pobres”, disse.

Ao citar realizações concretas, Lula destacou importantes intervenções no estado. “Se eu pegar os números das coisas que eu e Dilma fizemos pelo Acre, vocês não vão acreditar. Só não fizemos mais do que Plácido de Castro [sorriu]. Se for em Cruzeiro, o aeroporto foi eu quem fiz. A ponte que liga o Brasil à Bolívia, em mais de 500 anos, fui eu quem fiz. O hospital do Juruá, a maternidade e tantas outras coisas foi esse tal de PT que fez”, afirmou, mencionando também a atuação do seu partido.

Encerrando seu discurso, Lula voltou-se ao governador e reforçou a singularidade de sua trajetória pessoal. “É interessante que eu sou o único presidente do Brasil que não tem diploma universitário e fez tanto pelo Acre”, concluiu.

Sair da versão mobile