O Calor implacável de Agosto Dá Lugar a Chuva e Tempestades em Setembro no Acre

Embora o calor seja intenso, as previsões para setembro trazem uma boa notícia para quem aguarda chuva

O último final de semana de agosto no Acre será marcado por uma onda de calor intensa, conforme a previsão divulgada pelo pesquisador Davi Friale, no portal “O Tempo Aqui”. Após a passagem de uma massa de ar polar, o estado enfrentará a chegada de uma forte massa de ar seco, elevando as temperaturas a níveis elevados, com máximas entre 35ºC e 38ºC. Em alguns locais, o calor pode até superar os recordes do ano.

Após a passagem de uma massa de ar polar, o estado enfrentará a chegada de uma forte massa de ar seco: Foto/ Reprodução

Atualmente, a maior temperatura registrada em 2025 no Acre foi de 37,4ºC, na cidade de Epitaciolândia, no dia 21 de agosto. Já em Rio Branco, o recorde até agora foi de 36,7ºC, em 22 de agosto. Durante este período de calor, as noites também estarão mais quentes, com mínimas variando entre 20ºC e 23ºC nas regiões leste e sul do estado, enquanto no centro e no vale do Juruá, as temperaturas podem ficar entre 21ºC e 24ºC.

Embora o calor seja intenso, as previsões para setembro trazem uma boa notícia para quem aguarda chuva. A partir deste domingo, as precipitações serão mais frequentes, embora ainda ocorra de maneira isolada e passageira. Nos primeiros dias do mês, as chuvas devem ser mais volumosas, especialmente devido ao aumento da umidade vinda do oceano Atlântico. O tempo pode ser mais instável, com a possibilidade de temporais em algumas cidades, inclusive em Rio Branco.

Em relação aos ventos, eles continuarão fracos a calmos, soprando de forma predominante do norte, com variações de noroeste e nordeste, podendo, em alguns momentos, trazer rajadas moderadas.