Olhar Digital > Pro > Novo cão-robô é tão resistente que aguenta o peso de uma pessoa adulta
Voltado para inspeções e logística, o modelo combina sensores LiDAR, IA, alta velocidade e impressionante durabilidade
A Unitree apresentou seu mais recente cão-robô industrial, o “A2 Stellar Explorer”, projetado para tarefas como inspeção de campo, logística e pesquisa.
Robusto, rápido e ágil, o quadrúpede impressiona em demonstrações: atravessa barreiras de vidro, realiza mortais e movimentos de dança, sobe blocos de até 1 metro e transporta cargas pesadas.

Especificações do cão-robô
- O A2 suporta até 100 kg em carga estática e 25 kg em caminhadas contínuas, podendo percorrer 12,55 km com 30 kg antes de esgotar a bateria.
- Alimentado por duas baterias de 9.000 mAh (autonomia de até 5 horas sem carga ou 3 horas totalmente carregado), atinge 18 km/h a pé, com opção de rodas.
- Sua engenharia inclui 12 graus de liberdade nas articulações, torque máximo de 180 Nm, sensores LiDAR frontal e traseiro, câmera HD, luzes, sistema de visão por IA para evitar obstáculos e processador octa-core.
- Conectividade vem com Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 e opcionais como 4G e GPS.
Leia mais
- Boston Dinamics apresenta novo Atlas, seu robô humanoide; conheça
- ChatGPT ensina cão-robô a andar em bola de pilates
- Idosos vão receber cães-robô em projeto na Inglaterra
Desempenho do novo modelo impressiona
O robô pesa 37 kg e traz interfaces como USB-C, barramento CAN e Ethernet, além de alto-falantes e microfones integrados.
Em material divulgado pela Unitree é possível ter dimensão da durabilidade do modelo, que aguenta o peso de um adulto pulando sobre ele e mantém desempenho em terrenos desafiadores. O preço é sob consulta.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.