Márcio Bittar acusa Lula de pressionar senadores contra impeachment de Alexandre de Moraes

De acordo com Bittar, o presidente teria tentado influenciar diretamente a postura do senador Sérgio Petecão (PSD–AC)

O senador Márcio Bittar (União Brasil–AC) utilizou suas redes sociais na última sexta-feira (8) para criticar de forma contundente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após declarações feitas pelo chefe do Executivo durante um evento da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), em Rio Branco.

De acordo com Bittar, o presidente teria tentado influenciar diretamente a postura do senador Sérgio Petecão (PSD–AC), pedindo que ele não apoiasse o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Lula e o senador Marcio Bittar (UB)/Foto: Reprodução

“Fui um dos primeiros a assinar o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes por convicção. Lamento que Lula use o peso do cargo para coagir senadores a fazerem o contrário. Faço um apelo à consciência dos meus colegas: não cedam. Nosso compromisso é com a Constituição, não com esse desgoverno”, escreveu o parlamentar em suas redes.

Durante o evento, Lula se dirigiu diretamente a Petecão, fazendo um apelo explícito: “E você, Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes, porque ele está garantindo a democracia”.

O presidente também aproveitou o discurso para rebater parlamentares que, segundo ele, estariam criando obstáculos ao funcionamento regular do Congresso. “Quem deveria ter impeachment são deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione o Senado. Estes são os traidores da pátria”, afirmou Lula, em tom crítico.

As declarações acirraram o clima político entre o Planalto e parte do Senado, especialmente entre os parlamentares que têm demonstrado oposição às decisões do Supremo Tribunal Federal.