Juruá Informativo

Jeferson Tenório, autor de “O avesso da pele”, é banido do Instagram sem explicações

Jeferson Tenório, autor de “O avesso da pele”, é banido do Instagram sem explicações

O escritor Jeferson Tenório, autor do premiado O avesso da pele, foi banido do Instagram sem explicações. Ele tinha mais de 80 mil seguidores na rede social, que usava para a trabalho.

Segundo Tenório, a conta foi desativada há duas semanas e só depois veio a confirmação do banimento. O Olhar Digital entrou em contato com a Meta para entender o caso.

Tenório é autor de três livros, incluindo o premiado O avesso da pele (Imagem: Companhia das Letras/Reprodução)

Jeferson Tenório foi banido do Instagram

Tenório é autor de O avesso da pele, que venceu o Prêmio Jabuti de Melhor Romance Literário em 2021 e foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura naquele mesmo ano. O livro trata sobre questões raciais e sociais, retomando a história de quando Tenório foi abordado por policiais enquanto esperava uma carona, após uma denúncia da presença de um “homem suspeito na rua”.

O escritor tinha 80 mil seguidores no Instagram, em perfil que usava para divulgar seus trabalhos, agendas e opiniões, e conversar com os leitores.

Em um vídeo publicado em sua nova conta na rede social, Tenório explicou que o perfil anterior foi desativado há cerca de duas semanas. Primeiro, ele achou que tinha sido hackeado. Depois, veio a confirmação de que, na verdade, ele havia sido banido pela Meta sob alegação de que “não se enquadrava nas diretrizes da plataforma”.

Ainda de acordo com escritor, a Meta não justificou o banimento.

A publicação no novo perfil veio acompanhada de uma nota dos advogados de Jeferson Tenório, que disseram que a exclusão vem “após uma sequência de ataques, ameaças e episódios de censura que o autor vem sofrendo desde 2021, muitos deles propagados justamente pelas redes sociais da própria Meta”.

Ainda, a defesa vai adotar as medidas cabíveis para responsabilizar a big tech, uma vez que a exclusão do perfil do escritor impacta no alcance do trabalho dele. Eles classificaram o caso como uma “grave violação à liberdade de expressão e ao direito à comunicação”.

Segundo autor, Meta não deu explicações (Imagem: JarTee/Shutterstock)

O Olhar Digital entrou em contato com a Meta para entender o caso e aguarda posicionamento. A nota será atualizada com a resposta.

Sair da versão mobile