Frente fria atinge o Acre com ventos fortes e mínimas de até 13°C no fim de semana

De acordo com a previsão, os momentos mais frios devem ocorrer nas manhãs de domingo (10) e segunda-feira (11), com mínimas podendo chegar a 13°C

Uma massa de ar polar deve alterar o clima no Acre a partir do fim da tarde desta sexta-feira (8), provocando queda brusca nas temperaturas em diversas regiões do estado. A informação é do pesquisador Davi Friale, em boletim publicado em seu site especializado.

De acordo com a previsão, os momentos mais frios devem ocorrer nas manhãs de domingo (10) e segunda-feira (11), com mínimas podendo chegar a 13°C em municípios localizados no vale do Rio Acre. Apesar do frio intenso, os termômetros não devem registrar recordes neste ano — os menores índices até agora foram de 12,1°C em Rio Branco e 10,9°C em Epitaciolândia, ambos em julho.

Além do frio, o fim de semana também será marcado por fortes ventos vindos do sudeste/ Foto: ContilNe

Friale também alerta que os ventos vindos do sudeste, que acompanham a frente fria, devem ser fortes e aumentar ainda mais a sensação de frio. Em alguns pontos do estado, as rajadas podem ultrapassar os 50 km/h. Isso fará com que a sensação térmica fique de 2 a 4 graus abaixo da temperatura real.

As regiões leste e sul devem ter médias entre 14°C e 17°C, enquanto no centro e oeste do estado as mínimas variam de 17°C a 20°C. Há ainda possibilidade de chuvas e temporais isolados, acompanhados de raios e ventos fortes, com maior probabilidade durante o fim de semana.

Outro fator preocupante é a queda na umidade relativa do ar, que pode atingir índices entre 20% e 30% a partir de domingo, atingindo níveis que exigem atenção à saúde, principalmente no início da próxima semana.