O Governo do Acre oficializou nesta segunda-feira (18) a ordem de serviço que autoriza o início das obras do Arco Viário de Rio Branco, um dos empreendimentos mais aguardados da área de infraestrutura. O projeto, executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), prevê a pavimentação de 27 quilômetros e está inserido no Programa de Infraestrutura e Saneamento do Estado (Proisa), com investimento que chega a R$ 105 milhões.

A obra deve retirar o tráfego pesado do centro de Rio Branco/ Foto: ContilNet
A iniciativa tem como objetivo retirar o tráfego de veículos pesados do centro da capital, melhorando a mobilidade urbana e garantindo mais fluidez ao trânsito.
Durante o anúncio, o governador Gladson Camelí ressaltou que a obra será um dos marcos de sua gestão.
“É o ano do executar. Trabalhamos para entregar as obras que iniciamos e, agora, com o verão, podemos acelerar os trabalhos. Essa é uma das obras que certamente vai marcar nossa gestão, ao lado da maternidade”, declarou.
Além da pavimentação, o Arco Viário inclui a construção da 6ª ponte sobre o Rio Acre, com 326 metros de extensão/ Foto: ContilNet
Além da pavimentação, o empreendimento prevê a construção da 6ª ponte sobre o Rio Acre, com 326 metros de extensão, cuja licitação já está em andamento.
A diretora-presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que o Arco Viário deve ser encarado como uma nova rodovia estadual e não como simples ramal. “Estamos lançando hoje essa obra do Arco Metropolitano. Vão ser 27 km de pavimentação que vai tirar o tráfego de dentro da cidade, vai dar mais responsabilidade e mais segurança para todos os motoristas”, explicou.
Ela reforçou ainda a dimensão estrutural da iniciativa: “Não é ramal, isso é a implantação de uma rodovia, será uma nova AC”, enfatizou.
De acordo com Camelí, o projeto contempla quatro trechos e deve impulsionar diretamente o escoamento da produção e o desenvolvimento econômico regional. “São mais de R$ 100 milhões de investimentos, tanto de recursos da bancada federal, por meio do senador Márcio Bittar, quanto de financiamento externo. Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas, desde a zona rural até a urbana, gerando emprego, renda e fortalecendo a economia do estado”, afirmou.