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Com a inflação, quanto custaria hoje um Hyundai HB20 (2012)?

Com a inflação, quanto custaria hoje um Hyundai HB20 (2012)?

Um dos últimos fenômenos automobilísticos no Brasil atende pelo nome de HB20. É verdade que o modelo da Hyundai ainda não tem o tamanho de um Fusca ou de um Gol em nosso mercado. A partir de 2012, porém, ele se tornou um dos carros mais vendidos do país. E continua em alta, apesar dos deslizes recentes.

O HB20 foi feito pela montadora coreana pensando especificamente no mercado brasileiro. Em 2012, o país vivia um momento econômico de estabilidade e havia incentivos tributários para a indústria automobilística nacional.

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O HB20 surgiu nesse contexto, marcando a inauguração da fábrica da Hyundai em Piracicaba, no interior de São Paulo. O resultado foi o melhor possível: elogios de público e crítica, vendas em alta e sucesso imediato.

O modelo continua sendo fabricado pela Hyundai, mas já não goza do mesmo prestígio dos seus primeiros anos. É verdade que ele ainda consta na lista de hatchs com mais emplacamentos do país, mas o HB20 amargou em 2025 alguns dos seus piores meses de vendas.

Alguns especialistas culpam o preço mais elevado das novas gerações, que passam tranquilamente dos R$ 90 mil. Mas será que o HB20 ficou tão mais caro assim em relação ao seu ano de estreia? Quanto custava o veículo em 2012? E quanto ele valeria hoje com a correção da inflação? O Olhar Digital responde agora a essas perguntas com a ajuda da Calculadora do Cidadão, do Banco Central.

Modelo fez tanto sucesso, que ganhou também outras versões, como o sedan HB20 S e o crossover HB20 X – Imagem: Divulgação/Hyundai

Informações sobre o carro

Novas versões trouxeram algumas mudanças importantes, mas o design continua sendo um dos pontos altos do modelo – Imagem: Divulgação/Hyundai

E o preço?

Hoje, o HB20 mais barato do mercado é o Sense Plus, que custa aproximadamente R$ 93.300 nas concessionárias da Hyundai. Já a versão mais cara é a Platinum Safety, que sai mais ou menos R# 130 mil.

É um preço considerável, ainda mais levando em conta o valor de alguns veículos elétricos e híbridos, que custam menos do o Sense Plus. Esse, aliás, é outro motivo que explica a queda nas vendas do HB20.

O preço é outro fator. Os donos antigos se lembram que gastaram relativamente pouco na primeira geração. O Confort de 2012 saía a R$ 31.900. Como o salário mínimo da época era de R$ 622, eram necessários 51 salários para comprar um deles. É menos do que os 62 salários mínimos que o brasileiro precisa para comprar um Sense Plus hoje em dia.

Se corrigirmos os R$ 31.900 pelo índice oficial de inflação do país (o IPCA), o HB20 Confort 1.0 custaria atualmente R$ 66.696,21: bem menos que a versão atual mais barata.

Imagem: Reprodução/Banco Central

Sim, o Confort vinha com menos itens e acessórios do que o Sense Plus, mas, no caso do HB20, podemos, sim, dizer que o carro ficou bem mais caro com o tempo.

Quer saber quanto custaria algum outro produto antigo hoje em dia? Deixe sua sugestão nos comentários! Para isso, basta entrar para o Clube Olhar Digital!

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