Após pedido de Lula, Petecão afirma que não vai antecipar voto sobre impeachment de Moraes

Petecão afirmou, em nota, que não pode dar seu voto de forma antecipada

Após receber um pedido do presidente Lula para não votar a favor do impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que tramita no Senado Federal, o senador Sérgio Petecão se posicionou publicamente neste sábado (9).

Após pedido de Lula, Petecão afirma que não vai antecipar voto sobre impeachment de Moraes/Foto: Reprodução

“Amigos, quero esclarecer um ponto importante sobre o impeachment de ministros do STF. O impeachment é um processo de julgamento e, como tal, exige que o julgador mantenha isenção e respeito às regras do devido processo legal”, escreveu o senador.

“E você, Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes, porque ele está garantindo a democracia”, pediu Lula ao senador, em visita ao Acre, nesta sexta-feira (9).

Petecão afirmou, em nota, que não pode dar seu voto de forma antecipada.

“Na democracia que defendo, não é republicano nem responsável manifestar antecipadamente o meu voto antes mesmo de o processo ser iniciado, sob pena de comprometer a imparcialidade que a Constituição exige de um senador da República. Quando e se o processo for instaurado, cumprirei meu dever ouvindo todas as partes, analisando as provas e decidindo com base na lei, na Constituição e no interesse do Brasil”, concluiu o senador.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:

Amigos, quero esclarecer um ponto importante sobre o impeachment de ministros do STF.

O impeachment é um processo de julgamento, e como tal, exige que o julgador mantenha isenção e respeito às regras do devido processo legal.

Na democracia que defendo, não é republicano nem responsável manifestar antecipadamente o meu voto antes mesmo de o processo ser iniciado, sob pena de comprometer a imparcialidade que a Constituição exige de um senador da República.

Quando e se o processo for instaurado, cumprirei meu dever ouvindo todas as partes, analisando as provas e decidindo com base na lei, na Constituição e no interesse do Brasil.

Senador Sérgio Petecão