Acre se prepara para 9ª friagem do ano com queda brusca nas temperaturas

Segundo Friale, a diferença de pressão atmosférica é o que possibilita a penetração do ar frio até a Amazônia Ocidental

O Acre se prepara para enfrentar a nona friagem de 2025, prevista para começar no domingo (24), com a chegada de uma massa de ar frio polar que deve provocar queda significativa nas temperaturas, conforme informou o meteorologista David Friale, do portal O Tempo Aqui.

Até sábado (23), o calor intenso ainda predomina em todo o estado, com possibilidade de pancadas rápidas de chuva em diferentes municípios. Já no domingo (24), ventos fortes vindos do sudeste marcarão a chegada da frente fria, que pode vir acompanhada de temporais, descargas elétricas e rajadas de vento, principalmente no Vale do Juruá e na região central do Acre.

prepare-o-casaco!-frio-ganha-forca-e-temperaturas-despencam-no-fim-de-semana

Prepare o casaco! Frio ganha força e temperaturas despencam: Foto/ Reprodução

Entre segunda (25) e quarta-feira (27), os termômetros devem registrar mínimas entre 12ºC e 15ºC em Rio Branco, Brasileia e nas cidades do leste e sul acreano. Em Cruzeiro do Sul, a previsão aponta temperaturas variando entre 17ºC e 20ºC, enquanto Tarauacá e Feijó devem registrar de 15ºC a 18ºC. Já em Boca do Acre (AM), município vizinho, as mínimas ficarão entre 14ºC e 17ºC.

Segundo Friale, a diferença de pressão atmosférica é o que possibilita a penetração do ar frio até a Amazônia Ocidental. Após a frente fria, a expectativa é de que uma massa de ar seco ganhe força, mantendo tardes ensolaradas e reduzindo a umidade relativa do ar para índices entre 15% e 25% em áreas do leste e sul acreano.

Até agora, os menores registros do ano foram 10,9ºC em Epitaciolândia, no dia 3 de julho, e 12,1ºC em Rio Branco, em 2 de julho. O índice mais baixo de umidade também ocorreu na capital, em 15 de agosto, quando atingiu apenas 19%.

Friale adiantou ainda que uma atualização detalhada sobre essa onda de frio polar será divulgada na sexta-feira (22), às 16h, no horário de Rio Branco.