O Acre registra atualmente 31,82% de suas escolas conectadas à internet, conforme dados do programa Escolas Conectadas, promovido pelo Governo Federal. Isso equivale a 471 de suas 1.480 instituições de ensino básico com acesso à rede. Embora o estado ainda fique abaixo da média nacional, que está em 59,65%, esse avanço representa um significativo progresso quando comparado a 2024, quando apenas 328 escolas (22,16%) possuíam conexão.

O Acre teve grande crescimento entre 2024 e 2025/Foto: Shizuo Alves/MCom
Esse crescimento, mesmo diante de desafios de infraestrutura, sinaliza que o Acre está conseguindo expandir a conectividade nas suas escolas públicas. O programa federal tem como meta levar internet de alta qualidade e wi-fi gratuito para as 137,8 mil escolas de todo o Brasil até 2026, com o intuito de garantir aos professores e estudantes um acesso mais amplo à tecnologia, promovendo seu uso pedagógico dentro das salas de aula.
No cenário nacional, já são mais de 82,2 mil escolas conectadas, um avanço expressivo em relação a 2024, quando esse número era de 73,1 mil (53% do total). Embora o Acre esteja acompanhando essa evolução, o estado ainda apresenta uma das menores taxas de cobertura no país.
Frederico de Siqueira Filho, Ministro das Comunicações, reforçou a relevância do programa para a educação no Brasil. “Conectar uma escola é conectar sonhos, novas oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens. Estamos transformando a realidade da educação pública, garantindo que a internet chegue onde antes não chegava. Nenhuma escola ficará para trás até 2026”, afirmou o ministro.
Na Região Norte, que inclui o Acre, a conectividade escolar atinge 40,84%. São 8.310 escolas conectadas de um total de 20.343, o que coloca o Acre acima de estados como Amapá e Roraima, mas ainda abaixo da média tanto regional quanto nacional