Olhar Digital > Pro > Nova ‘treta’ das IAs envolve Musk, OpenAI e Meta; entenda os bastidores
Advogados de Elon Musk tentam barrar OpenAI de adquirir os documentos da Meta, que podem ser centrais na defesa da startup
Tudo sobre Elon Musk
Tudo sobre OpenAI
A equipe jurídica de Elon Musk vem tentando barrar a OpenAI de acessar documentos da Meta que, segundo a criadora do ChatGPT, são essenciais para sua defesa contra o processo movido por Musk.
De acordo com a Reuters, a OpenAI pediu a um tribunal dos EUA que obrigue a Meta a entregar comunicações ligadas à oferta de US$ 97,4 bilhões de Musk para adquirir seus ativos.
A empresa alega que o bilionário tentou envolver Mark Zuckerberg no acordo pela OpenAI, e que os registros poderiam esclarecer suas reais intenções.

Leia mais:
- ChatGPT: como assinar o plano pago da inteligência artificial da OpenAI
- OpenAI fecha acordo bilionário para reduzir dependência da Microsoft
- O que é a Sora, a inteligência artificial da OpenAI que cria vídeos?
- A Meta resiste, afirmando que a OpenAI deveria buscar os documentos diretamente com Musk e sua empresa de IA, a xAI.
- Já os advogados de Musk acusam a OpenAI de fazer uma busca ampla e onerosa, enquanto a companhia insiste que seus pedidos são limitados e específicos.
- Zuckerberg não teria concordado com a acordo proposto por Elon Musk pela aquisição da OpenAI

Musk x OpenAI: disputa continua
A disputa integra o processo mais amplo em que Musk acusa a OpenAI de trair sua missão original sem fins lucrativos.
A empresa rebate, dizendo que a oferta de compra feita por Musk foi uma “farsa” para manchar sua reputação. A Justiça já autorizou que essa acusação prossiga, com julgamento previsto para 2026.
Se a OpenAI vencer, o caso pode expor negociações de Musk com outros líderes do Vale do Silício, revelando detalhes de bastidores sobre alianças e disputas no setor de tecnologia.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.