Olhar Digital > Pro > Nvidia orienta seus fornecedores a pararem de produzir chip H20
Decisão foi tomada após autoridades da China orientarem empresas locais a evitar uso da peça
Tudo sobre China
Tudo sobre Estados Unidos
Tudo sobre Inteligência Artificial
A Nvidia ordenou que fornecedores de componentes, incluindo a Samsung e a Amkor, interrompam a produção relacionada ao chip de inteligência artificial (IA) H20.

A informação foi divulgada inicialmente pelo The Information (e repercutida pela Bloomberg), que cita fontes não identificadas.
Leia mais:
- O que é e para que serve o GeForce Experience?
- Como atualizar drivers de placas de vídeo Nvidia [2 modos]
- Democratas não estão contentes com venda de chips para China

- Segundo a publicação, a decisão foi tomada após autoridades da China orientarem empresas locais a evitar o uso do H20;
- A medida representa mais um revés para a fabricante estadunidense em meio à disputa tecnológica entre Estados Unidos e China;
- Recentemente, tanto a Nvidia quanto a AMD conseguiram autorização dos Estados Unidos para retomar a venda de chips de inteligência artificial de menor desempenho para a China;
- Essa permissão, porém, foi concedida sob a condição controversa — e de legalidade questionável — de que 15% da receita obtida nessas vendas seja repassada ao governo de Donald Trump;
- Apesar dessa liberação, as empresas enfrentam o desafio adicional de que clientes chineses vêm sendo pressionados a adquirir semicondutores produzidos por fabricantes locais, o que dificulta a competitividade de produtos estrangeiros como o H20.

Nvidia prepara novo chip de IA para a China em meio a tensões regulatórias
A Nvidia estaria desenvolvendo um novo processador de inteligência artificial voltado ao mercado chinês, mais avançado que o modelo H20, segundo informações exclusivas da Reuters.
O chip, chamado provisoriamente de B30A, deve usar a arquitetura Blackwell — capaz de entregar desempenho até 30 vezes superior à geração anterior.
O projeto aposta em um design de matriz única, com todos os componentes integrados em uma única peça de silício, o que deve oferecer metade da potência das GPUs Blackwell Ultra, mas ainda assim com memória de alta largura de banda e suporte ao NVLink para transmissão rápida de dados.
Novo chip poderia aliviar tensões com a China
- A iniciativa surge após o governo chinês ter restringido o uso do H20 em órgãos públicos e pressionado gigantes locais como Alibaba, Bytedance e Tencent a suspenderem compras do chip até o fim de uma revisão de segurança nacional.
- Isso ocorreu logo depois de Washington suspender restrições de exportação, impostas em abril sob o argumento de que os chips poderiam fortalecer aplicações militares chinesas.
- Ainda em negociação, o B30A deve ter suas especificações definidas nos próximos meses.
Aprovação dos EUA
A Nvidia planeja entregar amostras a parceiros chineses já em setembro, mas a aprovação regulatória e de exportação permanece incerta. O próprio Donald Trump afirmou que o CEO da empresa, Jensen Huang, deverá discutir o tema pessoalmente com ele.
Leia a matéria completa aqui
Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.