Olhar Digital > Pro > Corrida da IA: Meta contrata mais um executivo da Apple, diz site
Empresa de Zuckerberg reorganizou setor de IA com novos talentos com objetivo de criar laboratório de “superinteligência”
Tudo sobre Apple
Tudo sobre Inteligência Artificial
Nada parece intimidar a Meta na sua busca por executivos do Vale do Silício que possam turbinar o setor de inteligência artificial (IA) da empresa liderada por Mark Zuckerberg. E, mais uma vez, o alvo foi um funcionário da Apple.
Frank Chu é o novo contratado da Meta Superintelligence Labs (MSL), segundo a Bloomberg. Na Apple, ele foi responsável por liderar equipes de IA focadas em infraestrutura em nuvem, treinamento e busca.

Na casa nova, Chu vai integrar a recém-criada MSL Infra, equipe responsável pelo trabalho de infraestrutura de IA da Meta. Recentemente, a empresa reorganizou o setor em quatro seções — todas sob a supervisão do ex-chefe da Scale AI, Alexandr Wang, segundo o site.
- Chu é o sexto funcionário da Apple ligado ao setor de IA a migrar para a Meta desde julho;
- Ao menos oito empregados da OpenAI também foram contratados pela empresa de Zuckerberg, que tem metas ambiciosas de construir um laboratório de “superinteligência”;
- A saída de Chu é tão significativa quanto a de Ruoming Pang, que criou a equipe de modelos da Apple e decidiu mudar de emprego por um pacote salarial de US$ 200 milhões (R$ 1,09 bilhão, na conversão direta);
- O repertório de Chu inclui experiências que podem ser valiosas na Meta, já que o executivo ajudou a gerenciar a execução de modelos de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês) nos servidores em nuvem da Apple e supervisionou parte do treinamento do software, segundo a Bloomberg.

Leia mais:
- Saiba como a Apple treina seus modelos de inteligência artificial
- OpenAI quer ir muito além do ChatGPT; veja os planos
- Receita da Meta cresce e empresa prevê aumento nos gastos
Desafios pela frente
Agora, o ritmo de promessas de grandes salários e investimentos com cifras intermináveis deve desacelerar na Meta nos próximos meses, mas a empresa já estaria se planejando para novas contratações em 2026.
“Para gerenciar nosso quadro de funcionários de forma responsável e garantir que nossas vagas em aberto e futuras estejam alinhadas com nossas principais prioridades, estamos suspendendo, temporariamente, as contratações em todas as equipes da MSL, com exceção de funções críticas para os negócios”, informou a empresa em um memorando enviado esta semana aos gerentes de contratação, ao qual a Bloomberg teve acesso.
Enquanto isso, a Apple vem trabalhando para tentar alcançar a concorrência e minimizar os atrasos de uma atualização importante para a Siri. A empresa estaria cogitando usar modelos de IA de terceiros para a assistente de voz, e não mais sua própria tecnologia, segundo a reportagem.

Colaboração para o Olhar Digital
Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.
Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.