Justiça da Califórnia certifica ação coletiva contra promessas de Elon Musk e declarações no site da montadora
A Tesla pode enfrentar uma ação coletiva na Califórnia por supostamente enganar consumidores sobre as capacidades de direção autônoma de seus veículos. As informações são da Reuters.
A juíza distrital Rita Lin, de São Francisco, decidiu que existem dúvidas comuns suficientes para justificar o processo, incluindo a alegação de que a montadora não possuía sensores adequados nem conseguiu demonstrar direção totalmente autônoma em longa distância.

Motoristas se consideram enganados por promessa autônoma
- A ação é movida por motoristas que compraram o pacote Full Self-Driving (FSD) entre outubro de 2016 e julho de 2024.
- Segundo a decisão, milhares de consumidores podem ter sido influenciados por declarações da Tesla em seu site, postagens de blog, boletins e até falas de Elon Musk em 2016.
- Nessas comunicações, a empresa afirmava que seus carros já tinham hardware pronto para direção 100% autônoma.
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Tesla se defendeu de acusações
A juíza destacou que, embora a Tesla não utilize publicidade em massa, sua estratégia direta de comunicação torna plausível que potenciais clientes tenham se baseado nessas informações antes da compra.
Já a empresa argumenta que não há provas de que todos os motoristas tenham visto ou levado em conta tais declarações.
Foram certificadas duas classes de motoristas da Califórnia que adquiriram o FSD, desde que não tenham aceitado arbitragem obrigatória. Contudo, compradores do pacote Enhanced Autopilot ficaram de fora, por não dependerem das mesmas promessas de autonomia total.
O caso ocorre em meio a investigações federais sobre a segurança do software da Tesla, peça-chave nos planos de robotáxis da companhia.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.