Pesquisa mostra que 71% temem perda permanente de empregos, e 77% receiam manipulação de informação por inteligência artificial
Tudo sobre Estados Unidos
Tudo sobre Inteligência Artificial
Uma pesquisa Reuters/Ipsos aponta que os americanos estão cada vez mais apreensivos com os efeitos da inteligência artificial (IA) na sociedade. Entre os 4.446 adultos entrevistados, 71% expressaram preocupação de que a tecnologia possa “deixar muitas pessoas desempregadas permanentemente”.
Apesar da taxa de desemprego nos EUA estar em 4,2% em julho, a IA tem gerado incertezas ao remodelar empregos, indústrias e a vida cotidiana.

Leia mais
- Vagas de emprego que exigem IA quadruplicaram no Brasil
- Eletrobras vai usar IA para modernizar rede elétrica no Brasil
- Entrevista: o impacto das IAs nos empregos no Brasil
Mais detalhes da pesquisa
- A pesquisa também mostrou que 77% dos entrevistados temem que a tecnologia possa ser usada para causar caos político, como a criação de vídeos realistas de eventos fictícios, incluindo exemplos recentes envolvendo políticos.
- A aplicação militar da IA também divide opiniões: 48% acreditam que o governo nunca deveria usar a tecnologia para definir alvos de ataques, enquanto 24% apoiam o uso, e 28% estão indecisos.
- Além disso, 61% manifestaram preocupação com o consumo de energia da IA, que cresce rapidamente com o aumento de data centers e aplicações.

Temor crescente
A pesquisa ainda revelou receios sociais e éticos: dois terços temem que pessoas abandonem relacionamentos em favor de companheiros de IA, e a opinião sobre o impacto da tecnologia na educação está dividida.
O estudo reflete a crescente tensão entre o entusiasmo pelos avanços da IA e as preocupações com desemprego, segurança, ética e sustentabilidade, enquanto governos e empresas buscam equilibrar inovação e responsabilidade.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.