O Governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), iniciou a execução da primeira fase do arco viário que fará a ligação da rodovia AC-10 ao Ramal do Romão, localizado na região do Custódio Freire, em Rio Branco.
O projeto, que integra o plano estadual de mobilidade urbana, tem como objetivo aliviar o tráfego dentro da capital, criando uma alternativa mais rápida e eficiente para o escoamento de cargas e mercadorias.

Atualmente, as frentes de trabalho executam serviços de terraplanagem, instalação de sistemas de drenagem e preparação da base para a aplicação do asfalto/ Foto: Ascom Deracre
Nesta etapa, está prevista a pavimentação de 10,87 quilômetros, com um investimento total de R$ 38 milhões, recursos provenientes do Tesouro Estadual e de uma emenda parlamentar do senador Márcio Bittar.
Quando finalizado, o arco viário terá 26 quilômetros de extensão, conectando áreas estratégicas da cidade e servindo como rota alternativa para veículos pesados, reduzindo o fluxo nas vias centrais.
Atualmente, as frentes de trabalho executam serviços de terraplanagem, instalação de sistemas de drenagem e preparação da base para a aplicação do asfalto. O projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e está inserido nas ações de modernização da infraestrutura viária do estado.