Recurso ainda está em desenvolvimento, sem confirmação de que será disponibilizado

Pessoa utilizando o Instagram – Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock

O Instagram está trabalhando em um recurso chamado “Picks”, que ajuda usuários a encontrar pessoas com gostos em comum dentro do aplicativo. A função foi descoberta pelo engenheiro reverso Alessandro Paluzzi, que costuma encontrar recursos em redes sociais antes que eles sejam lançados.

A Meta, dona do Instagram, confirmou que o Picks está sendo testado internamente.

Logo do Instagram em um smartphone com um notebook desfocado ao fundo
Chefe do Instagram já havia indicado que queria mais conexão entre amigos na rede social (Imagem: JarTee/Shutterstock)

Capturas de tela compartilhadas por Paluzzi no X mostraram como funciona o Picks. Trata-se de uma opção na parte superior da página de mensagens, onde atualmente ficam as notas. Quando o usuário clica nela, é convidado a escolher músicas, filmes, séries e jogos favoritos, que serão suas “Escolhas” (na tradução livre do nome do recurso).

Então, o Instagram encontra outros amigos que também escolheram as mesmas coisas, promovendo uma espécie de match entre eles.

Veja como fica:

— Alessandro Paluzzi (@alex193a) August 6, 2025

Não há previsão de lançamento

  • O Instagram confirmou ao site TechCrunch que o Picks é um protótipo interno e que não está sendo testado externamente;
  • Normalmente, os testes internos vêm antes do lançamento de um novo recurso para o público, mas a Meta não confirmou se o Picks realmente será disponibilizado para usuários.
Lançamento do recurso para o público não é certa (Imagem: nugastaia/Shutterstock)

Apesar de não haver confirmação sobre o lançamento deste novo recurso, no início deste ano, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse que faria mudanças em prol da criatividade e conexão entre amigos – o que pode ser uma boa dica.

Para ajudar as pessoas a se conectar com os amigos por meio das coisas que descobrem no Instagram, vamos dobrar as mensagens, tornar o consumo de conteúdo mais interativo e social e explorar novas maneiras de se conectar com os amigos.

Adam Mosseri, chefe do Instagram, em postagem em janeiro

Redator(a)

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.