Olhar Digital > Pro > Epic Games vence disputa contra Apple e Google na Austrália

Decisão reconhece práticas anticompetitivas e abuso de posição dominantes das duas empresas em suas lojas de aplicativos

Imagem: ymgerman/Shutterstock

Tudo sobre Apple

Tudo sobre Google

A Epic Games obteve uma vitória significativa na Austrália em sua disputa contra as políticas da Apple e do Google para suas lojas de aplicativos, conforme revela a ABC News.

Nesta terça-feira (12), o Tribunal Federal da Austrália concluiu que ambas as empresas adotaram práticas anticompetitivas, abusando de sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos para restringir a concorrência.

Apesar disso, o juiz Jonathan Beach rejeitou a acusação da Epic de que as gigantes de tecnologia teriam praticado “conduta inaceitável”.

Vitória pode abrir caminho para retorno da Epic Games Store e do Fortnite na Austrália – Imagem: photo_gonzo/Shutterstock

Leia mais

Epic luta por mais liberdade em lojas de aplicativos

  • A batalha jurídica faz parte de uma ofensiva global da Epic contra a estrutura de taxas da Apple e do Google para compras dentro de aplicativos.
  • Em diferentes jurisdições, a desenvolvedora busca mudanças que permitam maior liberdade de distribuição.
  • Nos Estados Unidos, a Epic conquistou uma vitória contra a Apple no início do ano, o que resultou no retorno do Fortnite à App Store americana após cinco anos de ausência.
Justiça australiana vê conduta anticompetitiva em lojas de aplicativos (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

A decisão australiana pode abrir caminho para um resultado semelhante no país. O CEO da Epic, Tim Sweeney, afirmou que a Epic Games Store e o Fortnite devem voltar em breve à App Store local.

Google e Apple respondem sobre decisão

Em resposta, o Google declarou que recebeu positivamente a rejeição de algumas das exigências da Epic, como a obrigação de permitir lojas alternativas dentro da Google Play, além de críticas da empresa a proteções de segurança consideradas essenciais.

No entanto, a gigante de tecnologia discordou da caracterização feita pelo tribunal sobre suas políticas de cobrança e parcerias históricas.

Já a Apple reforçou que sua App Store é a forma mais segura para usuários obterem aplicativos e afirmou discordar de parte das conclusões do tribunal sobre as alegações apresentadas pela Epic.

Nos EUA, decisão semelhante já havia permitido retorno do Fortnite à App Store após cinco anos (Imagem: mundissima/Shutterstock)

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.