Juruá Informativo

Dispositivo vestível monitora sua saúde 24 horas sem que você precise recarregá-lo

Dispositivo vestível monitora sua saúde 24 horas sem que você precise recarregá-lo

É possível que você já utilize um dispositivo vestível para controlar algum fator de saúde. Smartwatches e sensores especializados já monitoram batimentos cardíacos, pressão arterial, detectam quedas e conseguem monitorar níveis de glicose no sangue e até convulsões.

Esses dispositivos permitem que profissionais de saúde monitorem as condições do paciente à distância, reduzindo a necessidade de consultas presenciais. E existem até iniciativas empresariais que incentivam seus funcionários a adotarem a tecnologia para incentivar hábitos saudáveis, principalmente entre funcionários remotos.

Pessoa prestes a pegar lâmpada num spot
Pesquisadores do KAIST desenvolveram um dispositivo que é recarregado utilizando a luz ambiente. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Luz ambiente como fonte de energia

Acontece que todos esses dispositivos precisam ser recarregados regularmente para que continuem realizando seu trabalho com eficiência e segurança para o usuário. Visando superar essa limitação, uma equipe liderada pelo professor Kwon Kyeongha, da Escola de Engenharia Elétrica, do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST), em colaboração com o Dr. Park Chan-ho, da Universidade Northwest, nos Estados Unidos, desenvolveu um dispositivo vestível sem fio, que monitora o paciente 24 horas por dia, utilizando a luz ambiente como fonte de energia.

A equipe, então, desenvolveu um dispositivo vestível inovador que integra três tecnologias complementares de energia.

As três imagens de baixo, na linha C, mostram a ‘carinha’ do dispositivo. As imagens mostram um sensor aderido ao antebraço sob luz ambiente, luz fraca e ambientes escuros.
Imagem: Park, C., Park, D.Y., Zhang, H. et al. Adaptive electronics for photovoltaic, photoluminescent and photometric methods in power harvesting for wireless wearable sensors. Nat Commun 16, 5808 (2025). https://doi.org/10.1038/s41467-025-60911-1

Leia mais:

Tratamento centrado na prevenção de doenças

Em dispositivos tradicionais, todos os dados brutos precisam ser enviados para um servidor para serem analisados e permitir que decisões sejam tomadas. A tecnologia de processamento de dados adotada pela equipe do Dr. Kwon, entretanto, permite que apenas as informações necessárias sejam analisadas, reduzindo o volume de transmissão de dados em 100 vezes, contribuindo também para reduzir significativamente o consumo de energia do dispositivo.

Tecnologia permitirá monitoramento contínuo da saúde, tornando o tratamento centrado na prevenção. Crédito: CactusG/Shutterstock

Esta tecnologia permitirá o monitoramento contínuo da saúde 24 horas por dia, mudando o paradigma médico de centrado no tratamento para centrado na prevenção. Prevê-se economia de custos por meio do diagnóstico precoce, bem como o fortalecimento da competitividade tecnológica no mercado de saúde vestível de próxima geração.

Professor Kwon Kyeongha, da Escola de Engenharia Elétrica do KAIST.

Para comprovar o desempenho, a equipe testou o dispositivo em quatro ambientes diferentes: iluminação interna brilhante, iluminação escura, iluminação infravermelha e escuridão total. Os resultados comprovaram uma precisão comparável a dispositivos médicos comerciais em todas as condições.

Sair da versão mobile