A Venezuela começou a impor tarifas de 15% a 77% sobre produtos brasileiros. A medida surpreendeu exportadores, visto que não houve aviso prévio do governo de Nicolás Maduro.

Venezuela taxou produtos brasileiros após Lula não reconhecer reeleição de Maduro – Foto: Ricardo Stuckert/PR/ND
Venezuela taxou exportadores brasileiros, que pedem diálogo
Exportadores brasileiros relatam dificuldade na aprovação dos certificados pelas autoridades venezuelanas, o que tem resultado na tarifação das mercadorias em até 77%.
A Venezuela taxou importações em meio à tensão crescente com o Brasil. A relação entre os dois países estremeceu desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não reconheceu a reeleição de Maduro em 2024.
O estado de Roraima, que faz fronteira com o país, é um dos mais afetados. A Venezuela é seu principal parceiro comercial, com exportações que chegaram a US$ 937 milhões (mais de R$ 5 bilhões) entre 2019 e 2023.
O Centro Internacional de Negócios da Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima) “está em contato direto com as autoridades competentes do Brasil e da Venezuela, em busca de esclarecimentos e soluções rápidas que visem a normalização do fluxo comercial bilateral”, segundo nota.
A entidade ainda esclareceu que os processos de emissão e reconhecimento dos certificados seguem rigorosamente as normas da Aladi (Associação Latino-Americana de Integração) e os termos do acordo comercial entre Brasil e Venezuela.