Nesta quarta-feira (30), a Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) deu início às negociações para estabelecer um acordo de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), visando à criação de um curso de doutorado em Direito no estado.

O doutorado é visto como de grande impacto para a Ufac/ Foto: Reprodução
A proposta, que conta com apoio direto do governador Gladson Cameli, vem sendo articulada junto ao professor da USP, Otávio Rodrigues. No Acre, a coordenação da iniciativa ficará a cargo da PGE, por meio de seu Centro de Estudos Jurídicos.
O encontro inicial reuniu a procuradora-geral do Estado, Janete Melo, além dos procuradores de Justiça Sammy Barbosa e Oswaldo D’Albuquerque. A intenção do projeto é ampliar as oportunidades de formação acadêmica na área jurídica para profissionais que atuam na região, tornando mais acessível o ensino de pós-graduação stricto sensu no estado.
Janete Melo avaliou o projeto como estratégico para a capacitação jurídica no Acre. “É um passo importante na concretização de uma proposta voltada à capacitação dos profissionais de Direito do Acre. Nosso Centro de Estudos Jurídicos, que está bem estruturado, terá papel central nesse processo”, declarou.
Ela também relembrou experiências anteriores da PGE em qualificação jurídica, citando como exemplo o curso de especialização em Direito Público realizado em 2002, em colaboração com instituições de Pernambuco.
O procurador Sammy Barbosa enfatizou a relevância da proposta no longo prazo. “O projeto deixará um legado para o Acre não apenas na qualificação e produção do conhecimento, mas também na criação de um acervo bibliográfico à disposição da comunidade acadêmica”, afirmou.
