Juruá Informativo

Saúde no Acre recebe R$ 16,9 milhões para reforço da atenção básica

A saúde pública no Acre será fortalecida com o repasse de R$ 16,9 milhões por parte do Governo Federal. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os recursos fazem parte do Novo PAC Seleções 2, e têm como objetivo principal a ampliação e modernização da atenção primária no estado.

A proposta do Ministério da Saúde é qualificar os atendimentos nas UBSs e reduzir a sobrecarga dos hospitais/ Foto: Reprodução

Segundo o Ministério da Saúde, a prioridade é melhorar a qualidade dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reduzindo a demanda excessiva que recai sobre os hospitais.

No total, 90 iniciativas estão previstas para o estado, abrangendo desde a construção de novas UBSs até a compra de veículos e equipamentos. Entre elas, está a edificação de duas unidades básicas inéditas e a reestruturação de outras já em funcionamento, que contarão com a entrega de 39 kits de equipamentos completos.

O pacote também contempla a implementação de 39 conjuntos de teleconsulta, que vão permitir a realização de atendimentos médicos especializados à distância. Essa medida visa garantir assistência de qualidade, especialmente para comunidades localizadas em áreas de difícil acesso, minimizando a necessidade de longos deslocamentos.

Outras ações envolvem a entrega de oito unidades odontológicas móveis, voltadas para regiões remotas, e a renovação da frota do Samu com um novo veículo.

Entre os novos equipamentos previstos para as UBSs estão aparelhos de ultrassom portáteis, espirômetros digitais, retinógrafos e câmaras frias para o armazenamento adequado de vacinas.

Sair da versão mobile