Olhar Digital > Pro > Samsung amplia liderança nas vendas de celulares no Brasil
Pesquisa nacional aponta que a marca alcançou 40% de participação no mercado brasileiro de celulares neste ano
Tudo sobre Samsung
Os brasileiros têm uma clara preferência na hora de escolher a marca dos seus celulares. Pelo menos é isso o que revela a nova edição da pesquisa O Brasileiro e Seu Smartphone, conduzida pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box.
De acordo com o levantamento, a Samsung aparece na liderança disparada no número de vendas de smartphones no Brasil em 2025. O resultado não chega a ser uma surpresa, uma vez que a marca também lidera o mercado global.

O trabalho aponta que a Samsung não apenas manteve a liderança no mercado brasileiro de smartphones, mas também abriu vantagem. A empresa alcançou a impressionante marca de 40% de participação em 2025. No ano passado, ela era responsável por 36%.
Para corroborar com este cenário, o Android aparece como o sistema operacional mais utilizado nos smartphones do Brasil. O sistema do Google está presente em 72% dos celulares no território nacional, mais que o dobro do iOS, com 27%.

Realizada entre os dias 13 e 27 de maio deste ano, a pesquisa ouviu 2.039 pessoas que têm smartphone, apresentando margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.
Leia mais
- Chinesa supera Apple em lista de marcas que mais venderam celulares
- iPhone ou Galaxy? Veja o smartphone mais vendido em 2025
- Você adivinha o top 5? Veja as marcas que mais vendem smartphones no Brasil

Como está dividido o mercado de celulares no Brasil:
- Samsung: sul-coreana é responsável pela venda de 40% de todos os smartphones no Brasil em 2025.
- Apple: empresa responde por 27% dos produtos vendidos no país.
- Motorola: marca vendeu 16% dos aparelhos neste ano.
- Xioami: chinesa atingiu a marca de 14% de participação de mercado.
Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
