Polícia Civil prende integrante de facção que recrutava adolescentes para o crime em Marechal Thaumaturgo

Ele é considerado um criminoso de alta periculosidade e tinha três mandados de prisão em aberto

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Geral de Marechal Thaumaturgo e com o apoio de policiais do município de Rodrigues Alves, prendeu nesta semana um homem identificado como integrante de uma organização criminosa atuante no Vale do Juruá. A prisão foi realizada em cumprimento a um mandado expedido pelo Juízo das Garantias de Rio Branco.

Criminoso no momento da prisão/Foto cedida

De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, o indivíduo, conhecido pelo apelido de “Babalu”, era responsável por recrutar adolescentes para a prática de crimes como furtos, roubos e tráfico de drogas no município de Marechal Thaumaturgo. Além disso, Babalu também foi apontado como mandante de ações de “disciplina” aplicadas a menores envolvidos com a facção.

O delegado informou ainda que Babalu faz parte da chamada “tropa do Tiriça”, uma célula criminosa ligada a um dos principais líderes do grupo na região. Tiriça, por sua vez, foi preso na quarta-feira (16) no município de Porto Walter. Segundo a investigação, ele é considerado um criminoso de alta periculosidade e tinha três mandados de prisão em aberto. Ele também é apontado como envolvido em pelo menos seis homicídios na região, incluindo o assassinato de João Victor, crime que segue sob apuração.

As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e coibir o avanço das ações delituosas na região.