Uma massa de ar frio de origem polar começou a influenciar o clima no Acre nesta terça-feira (29), trazendo ventos mais intensos, queda de temperatura e aumento da possibilidade de temporais em várias regiões, conforme aponta a análise do pesquisador Davi Friale, publicada em seu portal O Tempo Aqui.
Nas regiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o sistema chega logo nas primeiras horas do dia, deixando o ambiente instável, encoberto por nuvens densas e com probabilidade de chuvas a qualquer momento, algumas podendo ser intensas de forma localizada.

O ar permanece úmido, chegando a 100% em alguns períodos da manhã/ Reprodução
Os ventos, predominantes do sudeste, variam entre fracos e moderados, com rajadas mais fortes em determinados momentos. À noite, os termômetros devem marcar entre 16°C e 18°C, enquanto durante o dia, as temperaturas máximas devem oscilar entre 24°C e 26°C. A umidade relativa do ar fica elevada, atingindo até 95% nas primeiras horas da manhã, e caindo para cerca de 60% a 70% à tarde.
Já nas regiões do centro e oeste do estado, como Tarauacá e Cruzeiro do Sul, a terça começa abafada e com sol entre nuvens, mas a instabilidade cresce com a aproximação da frente fria ao final da tarde. Por lá, as chuvas também podem ocorrer de forma isolada e com força. O ar permanece úmido, chegando a 100% em alguns períodos da manhã, e os ventos continuam soprando de sudeste com intensidade leve a moderada.
Temperaturas previstas por município e região:
Rio Branco, Brasileia, Epitaciolândia e entorno: mínimas entre 16°C e 18°C; máximas de 24°C a 26°C
Sena Madureira e Manuel Urbano: mínimas de 17°C a 19°C; máximas entre 29°C e 31°C
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 18°C e 20°C; máximas de 28°C a 30°C
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas de 21°C a 23°C; máximas de até 33°C
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 20°C e 22°C; máximas de 30°C a 32°C