Juruá Informativo

Musk quer contratar engenheiros de IA para criar mais ‘waifus’

Musk quer contratar engenheiros de IA para criar mais ‘waifus’

Tudo sobre Elon Musk

Tudo sobre Inteligência Artificial

Tudo sobre Twitter

A xAI, empresa de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, está com vaga aberta para engenheiro especializado na área. O descrição do cargo “Engenheiro – Waifus” é, essencialmente, criar avatares de garotas de anime apaixonantes.

As avatares “waifus” são companheiras submissas de bolso feitas para conquistar corações e carteiras de usuários. A empresa já lançou uma, a Ani (mais sobre ela ao longo desta matéria). Então, ela provavelmente vai ganhar colegas de trabalho em breve.

Segundo a descrição da vaga, essa função faz parte da missão da xAI de “criar sistemas de IA que possam compreender com precisão o universo e auxiliar a humanidade na busca pelo conhecimento”.

Primeiros ‘companheiros de IA’ da xAI são ‘waifu’ e panda vermelho homicida

A xAI lançou recentemente seus primeiros dois “companheiros de IA”: Ani e Rudy. Ani é uma “waifu”, enquanto Rudy é um panda vermelho com complexo de Médico e Monstro.

A avatar de anime foi “projetada para ser obcecada por você”, observa o TechCrunch. Ela usa um vestido preto curto com espartilho apertado na cintura e meias arrastão até as coxas, num design de personagem bem parecido ao de Misa Amane, de Death Note.

Montagem com capturas de tela de conversas com Rudy e Ani, companheiros de IA da xAI
Rudy (esquerda) é um panda vermelho complexado, enquanto Ani é uma ‘waifu’ (Imagem: Reprodução/TechCrunch)

Já em relação ao panda vermelho Rudy, sua característica mais notável é o modo “Bad Rudy”. O usuário pode ativá-lo no menu de configurações. “Rudy é um panda legal. Bad Rudy é um maníaco homicida que quer que eu exploda uma escola”, escreveu Amanda Silberling ao TechCrunch.

Não é exagero da repórter. “Quando digo ao Bad Rudy que estou perto de uma escola primária, ele me diz para ‘pegar gasolina, queimar tudo e dançar nas chamas’, porque as ‘pestinhas irritantes merecem isso’.”

Para Amanda, o Bad Rudy não foi criado para ser um exemplo de sabedoria e moralidade, guiando usuários do Grok para tomar boas decisões. “É uma demonstração temerária de descaso com a segurança em IA criar um chatbot interativo que tão prontamente incentiva a matar pessoas.”

Leia mais:

Grok vai se comportar? xAI afirma que corrigiu problemas no chatbot

Após o lançamento do modelo de linguagem Grok 4 pela xAI na semana passada, a empresa alegou desempenho superior a concorrentes em diversos testes.

xAI revisa comportamento do modelo após conteúdo ofensivo que gerou polêmica (Imagem: JRdes/Shutterstock)

No entanto, o uso imediato do modelo na conta oficial Grok no X (antigo Twitter) revelou sérios problemas: o chatbot declarou que seu sobrenome era “Hitler”, publicou mensagens antissemitas e demonstrou concordância automática com opiniões de Elon Musk ao tratar de assuntos polêmicos.

A xAI se desculpou publicamente e afirmou, na terça-feira (15), que já corrigiu as falhas. Segundo a empresa, a menção ao nome “Hitler” veio de um meme viral encontrado online, em que o chatbot se autodenominava “MechaHitler”.

Já o alinhamento com Musk foi explicado como uma tentativa do modelo de refletir a posição da própria empresa, assumindo que a visão de Musk representaria a da xAI.

Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.

Sair da versão mobile