Ifac e municípios alinham expansão de cursos EaD com foco em qualificação profissional

O coordenador geral do programa, Mário Sérgio Pedroza Lobão, destacou o papel estratégico da iniciativa

Na semana passada, o Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou uma reunião virtual com representantes das Secretarias Municipais de Educação dos 22 municípios do estado. O encontro, sediado na Reitoria do Ifac, em Rio Branco, teve como objetivo alinhar estratégias para a implementação dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD), por meio do Programa Formar para Incluir.

Reunião aconteceu no último dia 25/Foto: ContilNet

Com a presença de professores, técnicos administrativos e coordenadores dos diversos campi da instituição, a reunião reforçou o compromisso do Ifac com a ampliação da educação profissional e com a democratização do acesso à formação de qualidade em todo o Acre.

Durante a apresentação, foram discutidos pontos essenciais, como a distribuição de 400 vagas entre os municípios, destinadas a dois cursos: Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos, ambos com 180 horas de carga horária, ministrados na modalidade EaD.

O coordenador geral do programa, Mário Sérgio Pedroza Lobão, destacou o papel estratégico da iniciativa. “Apresentamos os principais aspectos da oferta e reforçamos o papel do programa na qualificação profissional, prioritariamente para servidores municipais e estaduais. Caso haja vagas remanescentes, a comunidade em geral também será contemplada”.

Silvia Melo de Sampaio, assessora técnica da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), também elogiou a proposta. “Conhecemos o Programa Formar para Incluir, que vai oferecer cursos importantes para aprimorar a qualificação profissional de servidores públicos e da população local. Essa ação é crucial para fomentar o profissionalismo na região”.

Já o coordenador local dos cursos, Edeclan Damasceno Silva, reforçou a importância da qualificação voltada ao setor público. “Esses cursos FIC são essenciais para a inserção profissional, especialmente dos servidores, por sua formação prática e de curta duração. A reunião foi produtiva e agradecemos à deputada Meire Serafim pelo apoio decisivo à expansão da EaD do Ifac em todo o Estado”.

Durante a reunião, também foram debatidos pontos como a estrutura tecnológica necessária para o bom andamento das atividades educacionais e a indicação de pessoas nos municípios para oferecer suporte aos estudantes.

A região do Purus será a primeira contemplada com os cursos, graças à emenda parlamentar da deputada federal Meire Serafim, que tem contribuído de forma significativa para o fortalecimento da educação profissional em todo o Acre.