Juruá Informativo

IBGE divulga mapa com falhas e ignora sigla do Acre

Um erro presente na versão oficial do mapa da Amazônia Legal, disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem sido alvo de críticas de especialistas e repercussão nas redes sociais. No material, disponível no portal do instituto, as siglas dos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) aparecem invertidas. Outro ponto que chamou a atenção foi a omissão da sigla do estado do Acre, que surge representado apenas pela cidade de Rio Branco.

Mapa foi divulgado de forma oficial pelo IBGE/Foto: Reprodução

O mapa, produzido em 2024, tem como objetivo delimitar visualmente a área da Amazônia Legal — uma região instituída por legislação federal em 1953 para promover políticas de desenvolvimento para a porção norte do país e parte do Centro-Oeste. Ao todo, essa área abrange cerca de 59% do território nacional e é composta por nove unidades federativas: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão (parcialmente), Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Especialistas em meio ambiente e planejamento territorial demonstraram preocupação com o equívoco, principalmente por se tratar de um documento institucional amplamente utilizado em pesquisas, políticas públicas e materiais didáticos.

A publicação do mapa acontece em um momento em que a Amazônia Legal figura com destaque nos debates internacionais sobre meio ambiente, mudanças climáticas e preservação dos recursos naturais. Sendo o lar da maior floresta tropical do planeta e de uma rica diversidade biológica e cultural, a região tem papel central nas estratégias de sustentabilidade, tanto em nível nacional quanto global.

Sair da versão mobile