Entre os dias 26 de junho e 14 de julho deste ano, o Governo Federal deu início a 105 novas frentes de obras do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em todo o território nacional, com foco na Faixa 1 — voltada a famílias em situação de baixa renda. Estão previstas a construção de 8.342 unidades habitacionais, o que deve beneficiar aproximadamente 33 mil brasileiros.

O programa já entregou 83 residências no estado na modalidade MCMV Urbano/Foto: Reprodução
No Acre, os trabalhos foram iniciados no Residencial Minha Dignidade Santo Afonso II, em Rio Branco, com a meta de entregar 83 moradias por meio da modalidade MCMV Urbano.
A região Norte também foi contemplada com a implantação de novos projetos habitacionais. No Pará, por exemplo, Marabá recebeu o início das obras de 248 residências no Residencial Parque I. Em Castanhal, a construção de três conjuntos habitacionais teve início: Novo Cruzeiro I e II (cada um com 168 unidades) e Novo Cruzeiro III (com 164 unidades). Já em Boa Vista, capital de Roraima, o Residencial Cidade Satélite contará com 160 casas.
Essas ações integram o esforço do governo para ampliar o acesso à moradia em todas as regiões do Brasil. Das 105 construções atualmente em andamento, 46 são da modalidade urbana, 57 da zona rural e duas se enquadram na categoria de entidades.
Desde que o programa foi retomado na atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o estado do Acre já recebeu a entrega de 2.331 unidades habitacionais.