Juruá Informativo

Google testa aplicativo de programação com IA para quem não sabe programar

Google testa aplicativo de programação com IA para quem não sabe programar

Tudo sobre Google

Tudo sobre Inteligência Artificial

O Google está testando uma plataforma de inteligência artificial (IA) voltada para “vibe-coding” chamada Opal. O aplicativo está disponível para usuários por meio do Google Labs nos Estados Unidos.

O Opal permite criar miniaplicativos para a web por meio de comandos de texto (prompts). Também dá para remixar apps já existentes disponíveis numa galeria.

Potencialize seu trabalho com IA!

Aprenda a criar agentes de Inteligência Artificial que trabalham 24 horas por você!
Conheça o curso de IA & Automação de Agentes com N8N da Impacta em parceria com o Olhar Digital.

Oferta Exclusiva: Assine o plano anual do Clube Olhar Digital por apenas R$ 58,99 e ganhe 10% de desconto imediato no curso.
A economia é maior que o valor da assinatura!

Aproveite essa oportunidade e dê o próximo passo rumo à automação inteligente!

Assine Agora e Economize!

No Opal, usuário descreve o aplicativo que deseja criar – a IA do Google faz o resto

Na prática, tudo o que o usuário precisa fazer no Opal é inserir uma descrição do aplicativo que deseja criar. Depois, a ferramenta usa diferentes modelos de IA do Google para desenvolvê-lo.

Ilustração mostrando fluxo de trabalho no Opal, do Google
Usuário descreve o aplicativo que quer criar, a IA do Google gera e depois dá para editar o resultado (Imagem: Reprodução/Google)

Quando o miniaplicativo está pronto, dá para navegar por um painel de edição para visualizar o workflow com as etapas de entrada, saída e geração.

Dá para clicar em cada etapa para ver o comando que define o processo e editá-lo, se necessário. Também é possível adicionar etapas manualmente a partir da barra de ferramentas do Opal.

Além disso, a plataforma permite que os usuários publiquem seus miniaplicativos na web e compartilhem o link com outras pessoas, que podem testá-los usando suas próprias contas do Google.

Leia mais:

O AI Studio do Google já permite que desenvolvedores criem aplicativos usando comandos de texto. Mas o workflow visual do Opal indica que a big tech quer atingir um público mais amplo, observa o TechCrunch.

Ferramentas de programação com IA se tornaram tão populares nos últimos meses que praticamente todas as grandes empresas de tecnologia estão usando uma ou criando a sua própria, acrescenta o site.

Google é o mais novo a entrar na onda de ‘vibe-coding’ (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Criadores dessas chamadas ferramentas de “vibe-coding” estão em alta no momento. E o Google é o mais novo a entrar nessa onda.

“A empresa se junta a uma longa lista de concorrentes, incluindo Canva, Figma e Replit, que estão criando ferramentas para incentivar pessoas sem conhecimentos técnicos a criarem protótipos de aplicativos sem precisar programar”, afirma o site.

Sair da versão mobile