Durante a realização da Expoacre 2025, em Rio Branco, a previsão do tempo indica instabilidade climática e mudanças acentuadas, conforme análise do pesquisador Davi Friale publicada nesta sexta-feira (25), em seu portal especializado “O Tempo Aqui”. Segundo o meteorologista, os próximos dias serão marcados por uma combinação de calor intenso, pancadas de chuva, baixos índices de umidade e a aproximação de uma frente fria.
Chuvas durante o mês de abril em Rio Branco quase dobram média histórica, diz Defesa Civil – ContilNet Notícias
“Como vínhamos anunciando há dias, dois eventos atmosféricos ocorrerão nos próximos dias: a chegada de uma massa de ar mais úmido e uma massa de ar frio polar”, disse Friale. O especialista aponta para a possibilidade de temporais, com raios e ventos fortes, sobretudo entre os dias 28 e 30 de julho.
O fim de semana será caracterizado por calor extremo e ar seco, embora haja chance de chuvas rápidas e isoladas, principalmente nas regiões centrais do estado e também no Vale do Juruá. Já na segunda-feira (28), a atmosfera ficará mais abafada, com aumento da umidade e registro de precipitações em diversos pontos do Acre.
Para a terça-feira (29), é esperado o ápice da instabilidade: “a chegada de uma fraca onda de frio polar deixa o dia ventilado”, destacou o meteorologista. A previsão é de chuvas fortes, acompanhadas por trovoadas e ventania, além de uma queda perceptível na temperatura, especialmente durante a noite.
Na quarta-feira (30), os termômetros poderão registrar mínimas entre 15ºC e 18ºC em localidades como Rio Branco e região do Vale do Acre. O dia deve começar com sensação de frio, mas o sol tende a aparecer ao longo das horas, elevando gradualmente as temperaturas. Mesmo assim, pancadas de chuva ainda podem ocorrer durante o dia, especialmente nos horários mais quentes.
Friale reforça o alerta sobre as condições contrastantes do clima: “Calor intenso, muito sol, onda de frio polar, noite fria, baixa umidade do ar, chuvas e alta probabilidade de temporais marcarão os últimos dias de julho no Acre”. A recomendação para os visitantes da feira é se preparar para todos os tipos de clima.
