O Acre já apresenta aumento no número de queimadas nos primeiros dias de julho. De acordo com informações do portal BDQueimadas, foram identificados 32 focos entre os dias 1º e 9 deste mês, superando o total registrado durante todo o mês de junho, quando foram contabilizados 21 focos de incêndio.

As queimadas cresceram no mês de julho/Foto: Reprodução
Apesar da elevação recente em relação ao mês anterior, o panorama é mais favorável quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, o número de ocorrências era de 61, quase o dobro do que foi registrado agora — o que representa uma queda de aproximadamente 50%.
A distribuição dos focos pelo estado revela que Brasiléia liderou com sete ocorrências. Em seguida, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Rodrigues Alves registraram cinco cada. Já Acrelândia, Epitaciolândia e Xapuri tiveram dois focos cada, enquanto Manoel Urbano, Porto Walter, Sena Madureira e Tarauacá anotaram um foco cada.
No comparativo com o cenário de 2024, os municípios com maior concentração de queimadas eram Cruzeiro do Sul, Feijó e Sena Madureira, cada um com 14 focos, seguidos por Manoel Urbano, que contabilizou quatro.
