Expoacre deve seguir sem chuvas até domingo, segundo previsão da Defesa Civil

A Defesa Civil permanece em alerta, acompanhando as alterações no clima e nos níveis dos rios

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, informou que, mesmo com as chuvas observadas em municípios como Capixaba, Xapuri e na região da bacia do Riozinho do Rola, o comportamento do nível do Rio Acre tem mostrado pouca variação. De acordo com ele, o motivo está nas condições do solo, que se encontra bastante seco, fazendo com que a água da chuva seja absorvida diretamente pela terra em vez de escorrer para os rios, diminuindo assim qualquer efeito significativo nos mananciais.

“Apesar da chuva forte em algumas localidades, como na região do Riozinho do Rola, essa água foi consumida pelo solo e não chegou aos rios”, explicou Falcão. Segundo ele, o Rio Acre apresentou aumento de apenas um centímetro nas últimas 24 horas, e a possibilidade de subir para até 1,60 metro nos próximos dias é considerada baixa.

O coordenador acrescentou que não há previsão de novas chuvas durante os próximos dias da programação da Expoacre 2025, que segue até domingo. “Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo devem seguir com tempo seco”, reforçou.

A Defesa Civil permanece em alerta, acompanhando as alterações no clima e nos níveis dos rios, para garantir a segurança da população e a continuidade tranquila dos eventos da feira.