O Estado do Acre confirmou sua participação na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), também conhecida como o “CNU dos professores”. No entanto, o exame será aplicado com um propósito específico: não servirá como etapa de concurso público. A informação foi repassada pelo secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, em entrevista concedida nesta quarta-feira (23).

Secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho: Foto/ Reprodução
De acordo com o titular da pasta, a aplicação da avaliação será restrita a processos seletivos simplificados, com a finalidade de formar um cadastro reserva para contratações temporárias. A utilização será limitada às vagas nas zonas urbanas, não abrangendo postos situados em áreas rurais ou comunidades indígenas.
“Aderimos ao PND, mas só para processo seletivo simplificado e como banco de dados. Só as vagas para a cidade serão contempladas. Campo e indígena não serão contemplados pelo PND”, explicou Aberson.
A declaração do secretário veio para esclarecer uma dúvida recorrente entre os profissionais da rede pública de ensino. Ele deixou claro que o resultado da avaliação não será aproveitado em concursos com vínculo efetivo.
“O PND não tem a ver com concurso público. São coisas diferentes. As vagas que serão ocupadas pelo PND são temporárias”, completou.
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o PND tem como objetivo padronizar a seleção de docentes para a educação básica em todo o território nacional, de forma semelhante ao modelo do Concurso Nacional Unificado. Porém, cabe a cada ente federativo definir como utilizar os resultados.
No caso do Acre, a decisão foi utilizar os dados da prova apenas para suprir demandas provisórias na rede urbana, mantendo o foco em processos seletivos emergenciais e sem vínculo permanente.
As inscrições para participar da primeira edição da PND seguem abertas até sexta-feira, dia 25. O procedimento deve ser realizado exclusivamente por meio do Sistema PND, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos devem preencher os dados solicitados, escolher o município em que desejam realizar a prova e confirmar a participação.
