Davi Friale prevê “frio polar” e tempestades para os próximos dias

As alterações climáticas são resultado da aproximação de uma massa de ar frio

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta segunda-feira (28) um comunicado alertando sobre a previsão de chuvas em todo o estado do Acre. Os volumes podem chegar a até 30 mm por hora ou atingir 50 mm ao longo do dia. O aviso, válido até às 10h da terça-feira (29), também menciona rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, com baixa possibilidade de apagões, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

As alterações climáticas são resultado da aproximação de uma massa de ar frio, conforme explica o pesquisador Davi Friale. Ele aponta a terça-feira como o dia mais instável da semana no estado.

Em previsão divulgada no site O Tempo Aqui, Friale ressalta a chegada de uma frente fria de menor intensidade, capaz de provocar ventos fortes, tempestades e a presença de raios. Com isso, as temperaturas devem cair consideravelmente, principalmente nas noites. Segundo ele, “o frio polar” será mais perceptível após o pôr do sol.

Na quarta-feira (30), a capital Rio Branco e o Vale do Acre devem registrar mínimas entre 15°C e 18°C. O dia começa gelado, mas o sol deve surgir ao longo da manhã, elevando gradualmente as temperaturas. Mesmo com o aquecimento, o clima segue instável e há chances de chuvas pontuais durante a tarde.

Friale resume o cenário afirmando que os dias finais de julho serão marcados por um verdadeiro mosaico de fenômenos climáticos: “Calor intenso, muito sol, onda de frio polar, noite fria, baixa umidade do ar, chuvas e alta probabilidade de temporais marcarão os últimos dias de julho no Acre.” Ele recomenda atenção às variações repentinas no clima, principalmente para quem pretende visitar a Expoacre nos próximos dias.